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Factos & Números
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Apresentação

Centro de Robótica e Sistemas Autónomos

A nossa missão no CRAS é desenvolver soluções robóticas inovadoras para ambientes complexos e múltiplas operações, incluindo recolha de dados, inspeção, mapeamento, vigilância ou intervenção.

No CRAS trabalhamos em quatro áreas de investigação principais: navegação autónoma; missões de longo prazo; sensorização, mapeamento e intervenção; operações de múltiplas plataformas.

Últimas Notícias

Nova tecnologia para análises sanguíneas premiada em conferência internacional

Os investigadores Rui Martins e Filipe Santos integram a equipa que desenvolveu uma tecnologia para análises  clínicas portátil e que apresenta resultados em milissegundos.

27 agosto 2021

Redes de Sistemas Inteligentes

INESC TEC analisa gestão de risco dos incêndios florestais a nível europeu

O projeto FIRELOGUE – Cross Sector Dialogue for Wildfire Risk Management – é o novo projeto europeu do INESC TEC e pretende promover iniciativas que tenham como objetivo promover a troca de conhecimento e melhores práticas com vista a reduzir o risco de incêndio.  

16 julho 2021

Redes de Sistemas Inteligentes

Localizar e recolher redes de pesca com sensores acústicos e veículos autónomos

O projeto NetTAG (Tagging fishing gears and enhancing on board best-practices to promote waste free fisheries) desenvolveu uma solução tecnológica baseada em sensores acústicos e num veículo autónomo operado remotamente (ROV) para localizar e recuperar as artes de pesca perdidas. A solução foi testada no dia 25 de junho, ao largo da costa Norte de Portugal, na Póvoa do Varzim, assinalando o encerramento do projeto, que contou com a participação do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC.

12 julho 2021

Redes de Sistemas Inteligentes

INESC TEC testa um dos robôs submarinos mais avançados do mundo

O robô autónomo UX-1Neo, para exploração de minas subterrâneas inundadas, foi testado dia 27 de maio na antiga mina de urânio da Urgeiriça, em Nelas, Viseu. Estes foram os primeiros testes do robô desenvolvido pelo Centro de Robótica e Sistemas Autnónomos (CRAS) do INESC TEC, no âmbito do projeto europeu UNEXUP.

28 maio 2021

Redes de Sistemas Inteligentes

Projeto liderado pelo INESC TEC quer “limpar” Portos dos Açores

O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC lidera o projeto “PORT XXI- Space Enabled Sustainable Port Service”, que pretende desenvolver e implementar soluções de monitorização e gestão ambiental, com o objetivo de melhorar a gestão de atividades complexas e alcançar zero poluição nos Portos dos Açores.

04 março 2021

Tópicos de interesse
063

Projetos Selecionados

EUSCORES

EUropean - Scalable and Complementary Offshore Renewable Energy Sources

2021-2025

KRISO 2021

Underwater 3D Environment Perception – VAMOS the case study

2021-2021

Connect2Oceans

Conectar os Oceanos Atlântico e Ártico para Decifrar o Impacto das Alterações Climática nas Funções dos Microbiomas Planctónicos

2021-2024

PORT XXI

PORT XXI – Space Enabled Sustainable Port Services

2020-2021

NoduleMiner6k

NoduleMiner6k

2020-2021

SHIELD

Proteção do Património Cultural contra Pilhagem em Distritos em Perigo

2020-2022

KRISO 2020

Underwater 3D Environment Perception, Awareness, Reasoning for CPOS (Cyber-Physical Operation System) of Underwater Robots

2020-2020

K2D

Knowledge and Data from the Deep to Space

2020-2023

REV@CONSTRUCTION

DIGITAL CONSTRUCTION REVOLUTION

2020-2023

FLY_PT

Mobilizar a indústria aeronáutica nacional para a disrupção no transporte aéreo urbano do futuro

2020-2023

NEWSAT

Development of a compact integrated sensor and satellite for earth observation

2020-2023

inSITE

inSITE. Insitu ore grading system using LIBS in harsh environments

2020-2022

ATLANTIS

The Atlantic Testing Platform for Maritime Robotics: New Frontiers for Inspection and Maintenance of Offshore Energy Infrastructures

2020-2022

UNEXUP

UNEXUP. UNEXMIN Upscaling

2020-2022

QuALTOS

Quality Assurance in Long Term Observation Systems

2020-2022

Sail2020

Interações Espaço-Atmosfera-Oceano na Camada Limite Marinha

2020-2020

RHAQ

Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados

2020-2023

DEEPFIELD

DeepField- Deep Learning in Field Robotics: from conceptualization towards implementation

2019-2022

ESAPlastics

DE-RISK ASSESSMENT: SPECTROMETER FOR MARINE LITTER

2019-2021

SPRING

Strategic planning for water resources and implementation of novel biotechnical treatment solutions and good practices

2019-2023

SensiTermo_1

Estudo técnico de tecnologias e componentes eletrónicos para a monitorização da passagem de água em termoacumuladores de forma não intrusiva

2019-2019

SantoAntonio

ROV de inspeção e apoio à limpeza para Santo António Energia

2019-2021

SVManagement

Apoio à constituição de uma equipa de investigação e desenvolvimeto da Clínica Saúde Viável

2019-2019

MetroRec

Avaliação do sistema gravação vídeo do Metro do Porto

2019-2019

Nettag

Tagging fishing gears and enhancing on board best-practices to promote waste free fisheries

2019-2021

Mine_Heritage

Historical Mining – tracing and learning from ancient materials and mining technology

2019-2021

NESSIE

moNitoring offshorE StructureS with robotIc systems intEgration

2019-2021

Prince

Preparedness Response for CBRNE INCidEnts

2019-2021

GROW

Comunicações subaquáticas sem fios de longo alcance e banda larga

2018-2021

DIIUS

Percepção distribuida para a inspeção de estruturas aquáticas

2018-2022

ENDURANCE

Comunicações e energia sem fios subaquática contribuindo para a presença de longo

2018-2020

HiperSea

Sistema Hiperbárico para Recolha e Manutenção de Organismos do Mar Profundo

2018-2021

BIOREM

Bioremediação de poluição por hidrocarbonetos ambiente aquático usando microrganismos autóctones

2018-2021

INTENDU

Tecnologias integradas para operações persistentes de plataformas robóticas submarinas

2018-2021

FEEDFIRST

Desenvolvimento de uma nova tecnologia para cultivo de larvas de peixes à primeira alimentação

2018-2021

PROTOATLANTIC

Desenvolvimento e validação de um programa de prototipagem e exploração de ideias inovadoras

2017-2021

ROSM

Sistema robótico de mitigação de derrame de crude

2017-2019

AutoMon

Monitorização automatizada de Recursos Hídricos

2017-2021

TEC4Sea

Modular Platform for Research, Test and Validation of Technologies supporting a Sustainable Blue Economy

2017-2021

EMSO-PT

Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água - Portugal

2017-2022

SpilLess

First line response to oil spills based on native microorganisms cooperation (SpilLess)

2017-2019

SIDENAV

Smart infrastructure for deep sea navigation

2016-2018

RAWFIE

Road-, Air- and Water-based Future Internet Experimentation

2016-2019

HAIFA

Bóias para instalalação de equipamento marítimo

2016-2017

MyTag-CRAS

Integração de marcas naturais e artificiais para reconstruir migrações de peixes e alterações ontogénicas de nicho

2016-2019

EDA-SAVEWATE-CRAS

Sistema de Veículos Autónomos para Ambientes Aquáticos para aplicações na área da defesa

2016-2018

Fmanagement

Fmanagement

2016-2017

DeepFloat

Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas

2016-2018

UNEXMIN-CRAS

Autonomous Underwater Explorer for Flooded Mines

2016-2019

CORAL-SENSORS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

CORAL-TOOLS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

STRONGMAR-CRAS

STRengthening MARritime Technology Research Center

2016-2018

EMSODEV

EMSO implementation and operation: DEVelopment of instrument module

2015-2018

MarineEye

MarinEye - A prototype for multitrophic oceanic monitoring

2015-2017

BLUECOM+

Ligando Humanos e Sistemas em Zonas Remotas do Oceano através de Comunicações de Banda Larga e Baixo Custo

2015-2017

ENDURE

Enabling Long-Term Deployments of Underwater Robotic Platforms in Remote Oceanic Locations

2015-2017

Demo_Drone

Demonstração de capacidades de utilização de Drones para inspeção detalhada de ativos de rede;Desenvolvimento de uma solução de Drones de asas rotativas para inspeção de ativos de rede (fase 2)

2015-2018

CINMarS

Combining Space and Maritime NetWorks

2015-2017

VAMOS

Viable Alternative Mine Operating System

2015-2019

SUNNY

Rede de Sensores Aéreos Inteligentes para a Deteção de Embarcações Usadas para Fins Criminosos e Entradas Irregulares Além-fronteiras

2014-2018

Evologics-CRAS

Fusão de Dados LBL em Tempo Real para Modems Acústicos

2013-2019

ICARUS-CRAS

Componentes Integradas para Operações de Busca e Salvamento com Veículos não Tripulados

2012-2016

SUB.2-CRAS

Veículo submarino com capacidade de propulsão, energia transportada a bordo e sistemas eletrónicos e computacionais, capaz de operar autonomamente e sem qualquer ligação com o operador

2012-2015

Equipa
001

Laboratórios

Laboratório de Robótica e Sistemas Robóticos Autónomos

Publicações

CRAS Publicações

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2021

Crowdsourced Data Stream Mining for Tourism Recommendation

Autores
Leal, F; Veloso, B; Malheiro, B; Burguillo, JC;

Publicação
Advances in Intelligent Systems and Computing - Trends and Applications in Information Systems and Technologies

Abstract

2021

Elderly Monitoring – An EPS@ISEP 2020 Project

Autores
Priebe, J; Swiatek, K; Vidinha, M; Vaduva, MR; Tiits, M; Sorescu, TG; Malheiro, B; Ribeiro, C; Justo, J; Silva, MF; Ferreira, P; Guedes, P;

Publicação
Advances in Intelligent Systems and Computing - Trends and Applications in Information Systems and Technologies

Abstract

2021

Deep learning point cloud odometry: Existing approaches and open challenges

Autores
Teixeira, B; Silva, H;

Publicação
U.Porto Journal of Engineering

Abstract
Achieving persistent and reliable autonomy for mobile robots in challenging field mission scenarios is a long-time quest for the Robotics research community. Deep learning-based LIDAR odometry is attracting increasing research interest as a technological solution for the robot navigation problem and showing great potential for the task. In this work, an examination of the benefits of leveraging learning-based encoding representations of real-world data is provided. In addition, a broad perspective of emergent Deep Learning robust techniques to track motion and estimate scene structure for real-world applications is the focus of a deeper analysis and comprehensive comparison. Furthermore, existing Deep Learning approaches and techniques for point cloud odometry tasks are explored, and the main technological solutions are compared and discussed. Open challenges are also laid out for the reader, hopefully offering guidance to future researchers in their quest to apply deep learning to complex 3D non-matrix data to tackle localization and robot navigation problems.

2021

Hyperparameter self-tuning for data streams

Autores
Veloso, B; Gama, J; Malheiro, B; Vinagre, J;

Publicação
Information Fusion

Abstract

2021

Emergency Landing Spot Detection Algorithm for Unmanned Aerial Vehicles

Autores
Loureiro, G; Dias, A; Martins, A; Almeida, J;

Publicação
Remote Sensing

Abstract
The use and research of Unmanned Aerial Vehicle (UAV) have been increasing over the years due to the applicability in several operations such as search and rescue, delivery, surveillance, and others. Considering the increased presence of these vehicles in the airspace, it becomes necessary to reflect on the safety issues or failures that the UAVs may have and the appropriate action. Moreover, in many missions, the vehicle will not return to its original location. If it fails to arrive at the landing spot, it needs to have the onboard capability to estimate the best area to safely land. This paper addresses the scenario of detecting a safe landing spot during operation. The algorithm classifies the incoming Light Detection and Ranging (LiDAR) data and store the location of suitable areas. The developed method analyses geometric features on point cloud data and detects potential right spots. The algorithm uses the Principal Component Analysis (PCA) to find planes in point cloud clusters. The areas that have a slope less than a threshold are considered potential landing spots. These spots are evaluated regarding ground and vehicle conditions such as the distance to the UAV, the presence of obstacles, the area’s roughness, and the spot’s slope. Finally, the output of the algorithm is the optimum spot to land and can vary during operation. The proposed approach evaluates the algorithm in simulated scenarios and an experimental dataset presenting suitability to be applied in real-time operations.

Teses Orientadas

2020

Sistema de reconstrução 3D com LiDAR e câmara de espetro visível para veículo autónomo aéreo

Autor
Pedro André Peixoto Fonseca de Castro e silva

Instituição
IPP-ISEP

2020

Modelação e Simulação de um Veleiro Terrestre com Vela Asa

Autor
VÍTOR DANIEL VELOSO TINOCO

Instituição
IPP-ISEP

2020

Multi-agent Reinforcement Learning for Distributed Perception Systems in Maritime Environments

Autor
Maria Inês Rodrigues Pereira

Instituição
INESCTEC

2020

Sistema Autónomo de Aquisição de Imagens de Alta Resolução de Plâncton

Autor
JOÃO FILIPE AMORIM RESENDE

Instituição
IPP-ISEP

2020

Object Detection and Tracking for ASV

Autor
DIMPI RAJUBHAI PATEL

Instituição
IPP-ISEP

Factos & Números

15Investigadores Séniores

2016

7Contratados de I&D

2020

40Investigadores

2016

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