Desenvolver um sistema confiável e transparente para avaliação contínua de impacto ambiental de atividades de prospeção e exploração no fundo do mar é o grande objetivo do projeto TRIDENT. Financiado em 16 milhões de euros dos quais cerca de 12 milhões de euros pelo programa Horizonte Europa, da Comissão Europeia, o projeto reúne 26 instituições de 10 países, das quais cinco são portuguesas, entre elas o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que o lidera.
ArtigoAo longo dos próximos três anos, o projeto ENERSHARE - European commoN EneRgy dataSpace framework enabling data sHaring-driven Across- and beyond- eneRgy sErvices-, do qual o INESC TEC é parceiro, pretende desenvolver uma arquitetura de referência que facilite a partilha de dados no setor energético.
ArtigoO INESC TEC reforçou a relação com a Ásia com a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com o RIKEN, Japão, através do seu Centro de Ciências Computacionais (R-CCS). A colaboração tem como objetivo a promoção conjunta de atividades que visam a eficiência energética dos centros operacionais de computação avançada que acolhem os supercomputadores Fugaku e Deucalion, contribuindo para posicionar as duas organizações na linha da frente da supercomputação verde.
ArtigoPropôs-nos uma viagem pelas suas memórias e por alguns dos momentos mais marcantes da sua vida, desde os tempos da “pré-primária”, com a avó paterna em Esmoriz, passando pelo percurso – e paixão – pelas artes marciais, as experiências além-fronteiras, em países como Suíça, Dinamarca ou Reino Unido, e o início da carreira académica até ao trabalho em prol do Sistema Científico e Tecnológico do país e o contributo para as políticas públicas. No final, ainda nos deixou algumas reflexões sobre o papel da Universidade e da Ciência na resposta a desafios que o país e a sociedade enfrentam. Assim foi a Última Aula de José Manuel Mendonça, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.
ArtigoUma equipa de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e da Universidade de Munique testou uma solução para classificar crises epiléticas, utilizando um radar de infravermelhos e vídeos 3D. O estudo apresenta uma abordagem inovadora, sendo a primeira a explorar a classificação destes eventos neurológicos, em tempo quase-real, a partir de amostras de vídeo de dois segundos. A investigação demonstrou a viabilidade de um sistema de apoio ao diagnóstico e à monitorização (baseado no reconhecimento de ações com recurso a deep learning), que permite distinguir entre crises com origem nos lobos frontal e temporal do cérebro (os mais comuns na epilepsia), ou eventos não epiléticos. Os resultados do trabalho foram recentemente publicados pela Nature Scientific Reports.
ArtigoUm ambiente multidisciplinar organizado em clusters para maximizar sinergias e criar uma investigação mais competitiva.
Uma abordagem versátil orientada para o mercado e organizada em temáticas apelidadas de TEC4 para solucionar problemas do mundo real.
Da criação de conhecimento à inovação de base científica
Acreditamos que o progresso científico e tecnológico se deve basear numa exploração objetiva e sinergética de descobertas. Desta forma, desenvolvemos atividades que começam com a geração de conhecimento e terminam com a restituição de valor à sociedade.
Sobre Inesc TecReunimos 028 oportunidades de colaboração num só espaço
A nossa investigação faz uso intensivo de laboratórios bem equipados
A nossa investigação faz uso intensivo de laboratórios bem equipados
A nossa investigação faz uso intensivo de laboratórios bem equipados
O nosso laboratório disponibiliza apoio computacional e de armazenamento para diferentes atividades de investigação, desenvolvimento e formação, realizadas no INESC TEC e na Universidade do Minho.