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Factos & Números
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Apresentação

Centro de Engenharia e Gestão Industrial

O centro é uma referência internacional em análise de negócios através de sistemas de apoio à decisão para a gestão de serviços e operações, contribuindo, desta forma, para a conceção de serviços, a avaliação de desempenho e a gestão de ativos.

As áreas de aplicação do CEGI incluem Mobilidade/ Transportes, Retalho/Indústria e Saúde. Também se verificam consideráveis contribuições no setor da energia e ainda uma colaboração reforçada com o Centro de Sistemas de Energia.

Nos últimos anos, o CEGI contribuiu substancialmente para as iniciativas da Indústria 4.0 (ao melhorar as regras de programação baseadas nas informações complementares disponíveis nos sistemas de produção).

Últimas Notícias

INESC TEC participa em projeto de valorização da floresta

O INESC TEC integra o consórcio do projeto rePLANT, liderado pelo laboratório colaborativo ForestWISE, que pretende criar novas tecnologias e serviços, na sua maioria suportados por tecnologias digitais, nas áreas da gestão integrada da floresta e do fogo.

26 abril 2021

Engenharia Industrial e de Sistemas

INESC TEC quer tornar inteligência artificial mais compreensível, transparente e confiável

O projeto TRUST-AI, coordenado pelo Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC procura explicar os sistemas de IA, tornando-os mais transparentes e confiáveis.

09 março 2021

INESC TEC prepara setores financeiro e bancário nas áreas de big data, IA e blockchain

O projeto europeu FinTech (A FINancial supervision and TECHnology compliance training programme), coordenado em Portugal pelo INESC TEC, pretende ajudar os reguladores europeus dos setores bancário e financeiro a criar um quadro regulatório comum, adequado à adoção das inovações operacionais promovidas pelas Fintech, assentes em análises de big data, Inteligência Artificial (IA) e tecnologias blockchain. Estas novas tecnologias deverão permitir ao setor transações mais rápidas, maior transparência e redução dos custos de operação.

07 janeiro 2021

Engenharia Industrial e de Sistemas

Projetos INESC TEC distinguidos nos Portugal Digital Awards 2020

ScalABLE 4.0 e KnowLogis foram distinguidos nos Portugal Digital Awards 2020, nas categorias Indústria e Saúde.

11 dezembro 2020

INESC TEC cria o primeiro “digital twin” de um transformador de potência

O INESC TEC é um dos parceiros do projeto Transformer 4.0 - Digital Revolution of Power Transformers, que vai desenvolver uma plataforma digital, pioneira a nível nacional, baseada no conceito de “digital twin” visando a transformação digital do ciclo de vida do transformador de potência.

24 setembro 2020

Tópicos de interesse
078

Projetos Selecionados

AI4PV

Artificial Intelligence for Operation and Maintenance of PV Plants

2021-2023

TRUSTAI

TRUST-AI: Transparent, Reliable and Unbiased Smart Tool for AI

2020-2024

BestOrder

Gestão de inventário nas farmácias portuguesas

2020-2021

PFAI4.0

Programa de Formação Avançada Industria 4.0

2020-2021

DIGITALCER

Digital Energy Platform for Energy Communities

2020-2023

FPP2

Fleet Planning and Pricing

2020-2020

TRF4p0

TRANSFORMER4.0: DIGITAL REVOLUTION OF POWER TRANSFORMERS

2020-2023

PLASMA 4 COVID

Agilização da colheita de plasma convalescente

2020-2021

Replant

Implantação de estratégias colaborativas para a gestão integrada da floresta e do fogo

2020-2023

FPP

Fleet Planning and Pricing

2020-2020

CER_PNAE

Desenvolvimento de uma plataforma de transação de energia para as comunidades energéticas renováveis

2020-2022

MINE4HEALTH

Text mining e clinical decision-making

2020-2021

WINDEXT

Advanced maintenance, lifetime extension and repowering of wind farms supported by advanced digital tools

2020-2022

CrossLOG

Concretização de sistema físico e software para paletização mista automática em centros logísticos cross-docking para cadeias de valor responsive demand-driven

2019-2022

POCITYF

A POsitive Energy CITY Transformation Framework

2019-2024

XFLEX_HIDRO

Hydropower Extending Power System Flexibility

2019-2023

T4CDTKC

Training 4 Cotec, Digital Transformation Knowledge Challenge - Elaboração de Programa de Formação “CONHECER E COMPREENDER O DESAFIO DAS TECNOLOGIAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”

2019-2021

ENCKEP

European Network for Collaboration on Kidney Exchange Programmes

2019-2021

OCP_STOCK

Gestão de inventário nas farmácias portuguesas

2019-2020

ValProduct

Estudo sobre o impacto das validades dos produtos nos contratos

2019-2019

PortoAmbiente

ESTUDO SOBRE A RECOLHA SELETIVA DE RESÍDUOS URBANOS COMERCIAIS

2019-2020

RM20

Car Rental Revenue Management 2.0

2019-2020

FIN-TECH

A FINancial supervision and TECHnology compliance training programme

2019-2021

VAR

Avaliação de risco das válvulas de rede primária : vida útil restante e condições de operação

2019-2019

DoubleChain

Suporte da Cadeia de Abastecimento Ubíqua e totalmente Descentralizada usando a Tecnologia Blockchain

2018-2020

LASTMILE

Novos modelos de distribuição sustentável com crowdsourcing

2018-2022

SiuSMS

Sistemas inteligentes de mobilidade (inter)urbana partilhada: integração de decisões de preço e gestão de frota para um futuro sustentável do planeamento da mobilidade

2018-2022

DeltaC&P

Incerteza em problemas de cortes e empacotamentos: planeamento robusto e replaneamento otimizado na produção e nos transportes

2018-2022

opti-MOVES

Gestão da qualidade de serviços intermodais de transporte público: diagnóstico e otimização

2018-2021

KnowlogisII

Ferramenta de apoio à logística de farmácias hospitalares

2018-2020

ASAP

Processos de atribuiçao de slots em aeroportos: desenvolvimentos nas orientaçoes e práticas atuais

2018-2022

BEEF

Estudo da gestão de produção, inventário e compras através de métodos analíticos

2018-2019

Tec-FEL

Logística 4.0: Tecnologias para a logística flexível e eco-eficiente

2018-2021

HIP

Heath Index for Power Transformers

2018-2018

MANU-SQUARE

MANUfacturing ecoSystem of QUAlified Resources Exchange

2018-2021

HEAD

Heath index for assets of the distribuition network

2018-2021

WinePallet

Otimização do sistema de paletização

2017-2017

UPGASII

Gestão de ativos na rede de distribuição de gás (Fase II)

2017-2018

ANPCARE

Os cuidados de enfermagem especializados como resposta à evolução das necessidades em cuidados de saúde

2017-2017

KnowLOGIS

KnowLOGIS - Expertise in Healthcare Logistics

2017-2019

PricingSdL

Sistema de Apoio à Decisão para a definição de preços

2017-2017

InteGrid

Demonstration of INTElligent grid technologies for renewables INTEgration and INTEractive consumer participation enabling INTEroperable market solutions and INTErconnected stakeholders

2017-2020

Path

Políticas de manutenção preditiva apoiadas na fiabilidade de transformadores

2017-2017

SIMOPT

Simulação e Optimização na Distribuição Alimentar

2017-2017

DM4Manufacturing

DM4Manufacturing: Aligning Manufacturing Decision Making with Advanced Manufacturing Technologies

2016-2021

Atena

Saber para intervir: observatório para a educação

2016-2019

EasyFlow

Operações logisticas e cientes e colaborativas para maior sustentabilidade das cadeias de abastecimento forestais

2016-2019

HHRPLAN

Previsão e apoio à decisão para o planeamento de recursos humanos de saúde e análise de políticas

2016-2018

mKEP

mKEP - Modelos e algoritmos de optimização em programas internacionais de doacção renal cruzada

2016-2019

CORAL-TOOLS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

LTP

Consultoria em data minning e otimização em diferentes problemas abordados pela LTP

2016-2017

UpGas

Gestão de ativos na rede de distribuição de gás

2015-2016

iMAN

TEC4Growth - RL iMAN - Intelligence for advanced Manufacturing systems

2015-2019

SMILES

TEC4Growth - RL SMILES - Smart, Mobile, Intelligent and Large scale Sensing and analytics

2015-2019

HIDRO

Desenvolvimento de um modelo integrado de engenharia de fiabilidade

2015-2016

RosaEvolution

Melhoria de eficiência do Sistema Rosa Evolution com o objetivo de reduzir as não conformidades provocadas pelo TCA

2015-2016

BestWare

Dimensionamento de armazéns integrados em lojas de retalho alimentar

2015-2017

ShortPath

Análise de processos de distribuição com vista à formulação de propostas de melhoria ao processo de distribuição atual

2015-2016

Rent-a-Car-Pricing

Conceção e implementação de um Sistema de Apoio às Decisões de Pricing

2015-2015

UPGRID

Real proven solutions to enable active demand and distributed generation flexible integration, through a fully controllable LOW Voltage and medium voltage distribution grid

2015-2017

ReliabilityEng2

Reliability Engineering for Wind Turbine Generators - Phase II

2014-2015

Supply_Chain

Melhoramento do desempenho da cadeia de fornecimento e na organização de recursos

2014-2016

ShortCut

Organização e localização dos produtos nas prateleiras e no mezanino do armazém principal

2014-2015

StorePacks

Definição de produtos StorePack, dos armazéns até às lojas

2014-2015

SuperStore

Sistema de Reaprovisionamento para uma SuperStore on-line

2014-2014

Mailing

Algoritmo de atribuição dos cupões a clientes

2014-2014

PromoStock

Diagnóstico do stock global, modelo de previsão de vendas de campanhas promocionais e algoritmos de reaprovisionamento das promoções

2014-2014

WholeChain

Ferramenta Quantitativa para a Gestão da Cadeia de Abastecimento de Produtos Alimentares Perecíveis

2014-2015

ReliabilityEng

Engenharia de Fiabilidade para Geradores de Turbinas Eólicas

2014-2014

PSS-DESIGN

Estudo e desenvolvimento de metodologias para sistemas e produtos e serviços no âmbito do projeto INTELLAB II

2014-2015

MEDSC

Análise global da cadeia de abastecimento

2014-2014

PTGlass

Planeamento tático integrado de produção e distribuição de embalagens de vidro

2013-2014

SmartManufacturing

Produção e Logística Inteligentes

2013-2015

SAGRH

Sistema Avançado de Gestão de Recursos Humanos Hospitalares

2012-2014

GESTAO_FLUXOS

Modelo matemático e algoritmo de otimização de gestão de fluxos inter-regionais

2012-2014

StableCargo

Análise de estabilidade de carga em transporte por contentor: uma abordagem híbrida otimização - heurísticas

2012-2015

SADRH

Algoritmos de otimização de escalonamento e afetação de recursos a integrar num sistema avançado de apoio à decisão

2012-2014

KEP

Novos modelos no processo de transplante renal

2011-2014

Equipa
Publicações

CEGI Publicações

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2021

A green lateral collaborative problem under different transportation strategies and profit allocation methods

Autores
Joa, M; Martins, S; Amorim, P; Almada Lobo, B;

Publicação
JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION

Abstract
Collaboration between companies in transportation problems seeks to reduce empty running of vehicles and to increase the use of vehicles' capacity. Motivated by a case study in the food supply chain, this paper examines a lateral collaboration between a leading retailer (LR), a third party logistics provider (3 PL) and different producers. Three collaborative strategies may be implemented simultaneously, namely pickup-delivery, collection and cross-docking. The collaborative pickup-delivery allows an entity to serve customers of another in the backhaul trips of the vehicles. The collaborative collection allows loads to be picked up at the producers in the backhauling routes of the LR and the 3 PL, instead of the traditional outsourcing. The collaborative cross-docking allows the producers to cross-dock their cargo at the depot of another entity, which is then consolidated and shipped with other loads, either in linehaul or backhaul routes. The collaborative problem is formulated with three different objective functions: minimizing total operational costs, minimizing total fuel consumption and minimizing operational and CO2 emissions costs. The synergy value of collaborative solutions is assessed in terms of costs and environmental impact. Three proportional allocation methods from the literature are used to distribute the collaborative gains among the entities, and their limitations and capabilities to attend fairness criteria are analyzed. Collaboration is able to reduce the global fuel consumption in 26% and the global operational costs in 28%, independently of the objective function used to model the problem. The collaborative pickup-delivery strategy outperforms the other two in the majority of instances under different objectives and parameter settings. The collaborative collection is favoured when the ordering loads from producers increase. The collaborative cross-docking tends to be implemented when the producers are located close to the depot of the 3 PL.

2021

Forecasting of Urban Public Transport Demand Based on Weather Conditions

Autores
Correia, R; Fontes, T; Borges, JL;

Publicação
Advances in Intelligent Systems and Computing

Abstract
Weather conditions have a major impact on citizens’ daily mobility. Depending on weather conditions trips may be delayed, demand may be changed as well as the modal shift. These variations have a major impact on the use and operation of public transport, particularly in transport systems that operate close to capacity. However, the influence of weather conditions on transport demand is difficult to predict and quantify. For this purpose, an artificial neural network model – the Multilayer Perceptron – is used as a regression model to estimate the demand of urban public transport buses based on weather conditions. Transit bus ridership and weather conditions were collected along a year from a medium-size European metropolitan area (Oporto, Portugal) and linked under the assumption that individuals choose the travel mode based on the weather conditions that are observed during the departure hour, the hour before and two hours before. The transit ridership data were also labelled according to the hour, day of the week, month, and whether there was a strike and/or holiday or not. The results demonstrate that it is possible to predict the demand of public transport buses using the weather conditions observed two hours before with low error for the entire network (MAE = 143 and RMSE = 322). The use of weather conditions allow to decreases the error of the prediction by ~8% for the entire network. © 2021, The Editor(s) (if applicable) and The Author(s), under exclusive license to Springer Nature Switzerland AG.

2021

Digitalization and omnichannel retailing: Innovative OR approaches for retail operations

Autores
Hubner, A; Amorim, P; Fransoo, J; Honhon, D; Kuhn, H; de Albeniz, VM; Robb, D;

Publicação
EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH

Abstract
Omnichannel retailing and digitalization result in considerable challenges for the management and optimization of retail operations. The continued demand of quantitative insights, their practical need, and the growing availability of data motivates an increasing number of scientists and practitioners to intensify research on demand and supply-related issues in retailing. This featured cluster provides the state-of-the art literature on forecasting and digitalization technologies, channel structures and delivery concepts as well as logistics in omnichannel and online retailing. The featured cluster contains 17 articles that deal with such topics. © 2021 Elsevier B.V.

2021

Improving Mobility Services through Customer Participation

Autores
Duarte, SP; Campos Ferreira, M; Pinho de Sousa, J; Freire de Sousa, J; Galvão, T;

Publicação
Advances in Mobility-as-a-Service Systems - Advances in Intelligent Systems and Computing

Abstract

2021

Improving picking performance at a large retailer warehouse by combining probabilistic simulation, optimization, and discrete-event simulation

Autores
Amorim Lopes, M; Guimaraes, L; Alves, J; Almada Lobo, B;

Publicação
INTERNATIONAL TRANSACTIONS IN OPERATIONAL RESEARCH

Abstract
Distribution warehouses are a critical part of supply chains, representing a nonnegligible share of the operating costs. This is especially true for unautomated, labor-intensive warehouses, partially due to time-consuming activities such as picking up items or traveling. Inventory categorization techniques, as well as zone storage assignment policies, may help in improving operations, but may also be short-sighted. This work presents a three-step methodology that uses probabilistic simulation, optimization, and event-based simulation (SOS) to analyze and experiment with layout and storage assignment policies to improve the picking performance. In the first stage, picking performance is estimated under different storage assignment policies and zone configurations using a probabilistic model. In the second stage, a mixed integer optimization model defines the overall warehouse layout by selecting the configuration and storage assignment policy for each zone. Finally, the optimized layout solution is tested under demand uncertainty in the third, final simulation phase, through a discrete-event simulation model. The SOS methodology was validated with three months of operational data from a large retailer's warehouse, successfully illustrating how it may be successfully used for improving the performance of a distribution warehouse.

Teses Orientadas

2020

Exploring the potential of DRT for elderly urban mobility using big data

Autor
Marta Diogo Torgal Pinto

Instituição
INESCTEC

2020

A metaheuristic for the capacity-pricing problem in the car rental business

Autor
Luis Filipe Ferreira Soares

Instituição
INESCTEC

2020

Proposta de um modelo de manutenção para os transportadores de garrafas de vidro de uma linha de enchimento de cerveja

Autor
Cristiana Gonçalves Pessoa

Instituição
UP-FEUP

2020

Use of data mining techniques to support taxi vehicles operations

Autor
Ana Luísa Correia Dias Loureiro

Instituição
UP-FEUP

2020

Modeling the Reverse Network of a Luxury Digital Marketplace's Supply Chain

Autor
Joana Sofia Figueiredo Amorim

Instituição
UP-FEUP

Factos & Números

0Contratados de I&D

2020

2Capítulos de livros

2020

56Investigadores

2016