Cookies Policy
The website need some cookies and similar means to function. If you permit us, we will use those means to collect data on your visits for aggregated statistics to improve our service. Find out More
Accept Reject
  • Menu
Interest
Topics
Details

Details

  • Name

    Paulo Queiroz
  • Role

    Assistant Researcher
  • Since

    09th October 2023
001
Publications

2024

UMA ONTOLOGIA PARA APOIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL

Authors
Nunes Passos, DD; Fernandes de Araújo, SR; Silva, SD; Gadelha Queiroz, PG;

Publication
HOLOS

Abstract
O ensino de conteúdos de matemática na educação básica apresenta alguns desafios. Muitos desses vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar esse problema, neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de Conteúdo de Matemática Combinada com Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Para validar a ontologia foram utilizadas consultas SPARQL para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática da educação básica.

2023

Influência das doenças parasitárias na produção de subsistência do pequeno produtor da agricultura familiar

Authors
Câmara, IdMB; Amora, SSA; Queiroz, PGG; Alves, ABdS; Bezerra, RC; Macedo, RCBdS; Soares, KMdP; Bezerra, ACDS;

Publication
Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review)

Abstract
Os produtores da agricultura familiar são considerados uma classe específica no sistema social, visto que reúnem características das duas outras classes sociais, assim, ao mesmo tempo em que atuam como donos dos meios de produção também são trabalhadores. Nesse sentido o sistema de criação deve evitar erros de manejo sanitário para possibilitar uma maximização do lucro para os produtores. Dentre os erros mais comuns estão os que possibilitam as doenças parasitárias constituindo um dos principais entraves quando o manejo é inadequado. Portanto, o objetivo deste trabalho foi identificar a influência das doenças parasitárias na produção de subsistência do pequeno produtor da agricultura familiar. Foram visitadas 30 propriedades rurais escolhidas aleatoriamente na região Oeste Potiguar da zona rural do município de Mossoró, onde foi realizado um diagnóstico parasitário de endoparasitos (contagem de ovos por grama e larvas) e ectoparasitos. De acordo com o local e diagnóstico parasitários foram identificados ovos de Strongyloidea em 100% (30/30) das propriedades, Moniezia 23,3% (7/30) e oocistos de Eimeria 73,3% (22/30). As larvas identificadas por propriedade foram Haemonchus spp 90% (27/30), Trichostrongylus spp 86,6% (26/30), Oesophagostomum spp 20% (6/30) e Trichuris spp 3,3% (1/30). Quanto aos ectoparasitos foram identificados por locais de coleta em Damalinia caprae 46,6% (14/30) e Rhipicephalus microplus 10% (3/30). Concluindo que os produtores pesquisados apresentam criação de rebanhos caprinos com erros de manejo sanitário, ocasionando a presença de ecto e endoparasitos que podem influenciar nos baixos lucros associado a elevados gastos.

2023

SPL integrated with Microservices: a hybrid architectural proposal for multitenant SaaS

Authors
Oliveira M.M.A.D.; Lima R.C.S.; Costa M.V.L.D.; Trindade C.S.; Queiroz P.G.G.;

Publication
ACM International Conference Proceeding Series

Abstract
Designing systems to serve a large number of people, who have similar demands, but also have varied needs and generate a huge volume of data, requires a software architecture that allows constant evolution, is easy to maintain, and has the ability to scale smartly. The SPL technique with microservices architecture seems promising to meet these requirements, but this integration is not trivial. Thus, we conduct a SLR that identified 3 architectures that proposed the combination of these techniques. However, the architectures found were complex and reduced time-to-market, as they proposed the implementation of all resources through microservices. Thus, in order to reduce the complexity of development and, consequently, reduce the time to market, this work presents a proposal for the design of a hybrid SPL architecture, through the combination of large backend APIs and microservices. In addition, this research paper presents a case study that consisted of defining the architecture of a medical clinics SPL as a Multi-tenant Software as a Service. Finally, we compare the complexity of the architecture generated using our approach, with a microservice architecture constructed using other approach found in literature.

2023

Solucione.me: um sistema responsivo baseado em gamificação para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, apoiado no ENADE

Authors
Chagas Júnior, JMd; Amora, SdSA; Rodrigues, LCC; Queiroz, PGG;

Publication
Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023)

Abstract
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) compõe uma das bases avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e tem como principal propósito, avaliar o rendimento dos estudantes a partir da sua formação nos cursos de graduação. Por isso, este trabalho identificou a possibilidade de se basear nesses resultados para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, este artigo apresenta o planejamento, criação e avaliação de uma plataforma de aprendizagem Web responsiva, baseada no ENADE e que utiliza elementos de gamificação com o propósito de aumentar o engajamento dos estudantes. O software foi avaliado, por meio de questionários de aceitação tecnológica, aplicados com 38 usuários e que apresentou resultados promissores, com média geral de 4,71 entre 5 pontos possíveis.

2023

Análise da Perspectiva de Vida Propiciada pela Inserção da Robótica no Ambiente Educacional dos Alunos do Projeto Robot em Ação

Authors
Queiroz, PGG; Rodrigues, LCC; Fernandes, SR;

Publication
Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023)

Abstract
Entre as metodologias de ensino que vem ganhando espaço no ambiente escolar destaca-se a Robótica Educacional (RE), que é capaz de propiciar uma inserção tecnológica de maneira prática e melhorar a dinâmica de ensino em sala de aula. Visando a disseminação dessa ferramenta, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a Petrobras, desenvolveu o projeto de extensão Robot em Ação, cujo objetivo foi levar a RE para escolas públicas do município de Mossoró (RN). Neste projeto, os participantes passaram pelo processo de inserção tecnológica, com aulas que utilizaram a RE como metodologia de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta o relato deste projeto junto com a análise da perspectiva de vida dos alunos das escolas, antes e após a sua participação no mesmo. Os resultados obtidos destacam os benefícios da robótica educacional e o impacto positivo oferecido pelo projeto na vida desses alunos.