Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Sobre

Sobre

Paulo Martins é Professor Auxiliar com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, onde leciona na área das Tecnologias de Bases de Dados e das Tecnologias de Melhoria do Ensino-Aprendizagem. Concluiu o Doutoramento na UTAD, em 2005, com uma tese intitulada "Um Modelo para Ensino a Distância em Ambientes que suportam Mobilidade". Recentemente, coordenou um projeto financiado pela Comissão Europeia, no programa Jean Monnet, e participou em outros 9 projetos europeus ou nacionais financiados. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas Tecnologias de Melhoria do Ensino-Aprendizagem (em inglês, Technology-Enhanced Learning), Jogos Sérios (Serious Games), Interação Pessoa-Computar (Human-Computer Interaction), Acessibilidade (Accessibility) e Tecnologias de Bases de Dados (Database Technologies), e tem várias publicações científicas nestes domínios, em conferências, revistas e livros. Tem também uma grande experiência na orientação de alunos de mestrado e doutoramento em cursos da área de Informática da UTAD, desde 2006.

Tópicos
de interesse
Detalhes

Detalhes

  • Nome

    Paulo Martins
  • Cluster

    Informática
  • Cargo

    Investigador Sénior
  • Desde

    01 junho 2012
004
Publicações

2021

Motivating Students to Learn Computer Programming in Higher Education: The SimProgramming Approach

Autores
Nunes, RR; Cruz, G; Pedrosa, D; Maia, AM; Morgado, L; Paredes, H; Cravino, J; Martins, P;

Publicação
Communications in Computer and Information Science - Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education

Abstract

2021

A Proposal of a Classification Scheme to a Survey of Augmented Reality for Education and Training

Autores
Cruz, A; Paredes, H; Martins, P;

Publicação
Communications in Computer and Information Science - Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education

Abstract

2021

The Use of Kahoot, GeoGebra and Texas Ti-Nspire Educational Software’s in the Teaching of Geometry and Measurement

Autores
Nunes, PS; Martins, P; Catarino, P;

Publicação
Communications in Computer and Information Science - Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education

Abstract

2020

Factors that Influence the Use of Educational Software in Mathematics Teaching

Autores
Nunes, PS; Nascimento, MM; Catarino, P; Martins, P;

Publicação
REICE-REVISTA IBEROAMERICANA SOBRE CALIDAD EFICACIA Y CAMBIO EN EDUCACION

Abstract
This paper aims to explore and describe fundamental factors that influence the knowledge and use of Information and Communication Technologies (ICT), in particular of Educational Software (ES) as a tool, by teachers who teach mathematics in any portuguese teaching cycle. The adopted method has a descriptive and exploratory nature, focusing on a quantitative paradigm. The study participants were 96 teachers who teach mathematics, from various elementary and secondary schools, from different regions of Portugal, as well as from other countries where the portuguese curriculum is inserted. The questionnaire, the chi-square independence test and Cramer's V test were used as instruments. Data analysis was performed using SPSS (version 25) and Excel (Office 2016). The results suggest that the age, gender and length of service of mathematics teachers may be factors that influence the knowledge and use of Kahoot ES and that having training may be an essential condition for the use of Modellus and Scratch ESs. We did not find any relationship of dependence between having training and the use of the rule and compass ES by the respondents.

2020

Tech-Inclusion Research: An Iconographic Browser Extension Solution

Autores
Rocha, T; Paredes, H; Martins, P; Barroso, J;

Publicação
HCI International 2020 - Late Breaking Papers: Universal Access and Inclusive Design - 22nd HCI International Conference, HCII 2020, Copenhagen, Denmark, July 19-24, 2020, Proceedings

Abstract

Teses
supervisionadas

2020

Rule-based and user feedback-driven decision support system for transforming automatically-generated alignments into information-integration alignments

Autor
António Alexandre de Sousa Gouveia

Instituição
UTAD

2020

Simprogramming: Uma abordagem pedagógica motivacional para a aprendizagem de programação em turmas intermédias do ensino superior

Autor
Ricardo Rodrigues Nunes

Instituição
UTAD

2019

Análise do fluxo de estudantes e proposta de novo modelo escolar para a Província de Maputo

Autor
José Luís Sambo

Instituição
UTAD

2019

SimProgramming: Simulação de um ambiente empresarial como estratégia para motivação da aprendizagem de programação em turmas intermédias do ensino superior

Autor
Ricardo Rodrigues Nunes

Instituição
UTAD

2019

Inovação e ensino superior: uma proposta estratégica para a implementação e disseminação do e-learning a nível institucional

Autor
Gonçalo Alexandre Cruz Conde Matos

Instituição
UTAD