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Sobre

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Leonel Morgado é Professor Auxiliar com Agregação da Universidade Aberta, onde leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. É também Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e membro do board da associação internacional de investigação Immersive Learning Research Network. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nas plataformas multiutilizador desde 2006. É autor de mais de 100 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão.

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de interesse
Detalhes

Detalhes

  • Nome

    Leonel Morgado
  • Cluster

    Informática
  • Cargo

    Investigador Sénior
  • Desde

    01 junho 2012
006
Publicações

2020

Research priorities in immersive learning technology: the perspectives of the iLRN community

Autores
Gaspar, H; Morgado, L; Mamede, H; Oliveira, T; Manjon, B; Gutl, C;

Publicação
Virtual Reality

Abstract
This paper presents the perspectives of the immersive learning research network community on the relevance of various challenges to the adoption of immersive learning technology, along three dimensions: access, content production, and deployment. Using a previously validated questionnaire, we surveyed this community of 622 researchers and practitioners during the summer of 2018, attaining 54 responses. By ranking the challenges individually and within each dimension, the results point towards higher relevance being placed on aspects that link immersive environments with learning management systems and pedagogical tasks, alongside aspects that empower non-technical users (educational actors) to produce interactive stories, objects, and characters. © 2019, Springer-Verlag London Ltd., part of Springer Nature.

2020

Authoring Game-Based Learning Activities that are Manageable by Teachers

Autores
Cardoso, P; Morgado, L; Coelho, A;

Publicação
ERCIM NEWS

Abstract
The great ambition of using games as the cornerstone of education is hindered by its associated teaching workload. The BEACONING project developed a framework based on an authoring tool for gamified lesson paths, which has been rolled-out in large scale across Europe. It includes stages for planning game-based educational activities, plus their deployment, monitoring, and assessment.

2020

Uncovering literacy practices in the game Total War: Shogun 2 with a contract-agency model

Autores
Neves, PP; HEI-Lab, Lusófona University,; Morgado, L; Zagalo, N; Universidade Aberta,; INESC TEC,; CIAC,; LE@D,; Universidade de Aveiro, DigiMedia,;

Publicação
International Journal of Film and Media Arts

Abstract

2020

Serious Pervasive Games

Autores
Coelho, A; Rodrigues, R; Nóbrega, R; Jacob, J; Morgado, L; Cardoso, P; van Zeller, M; Santos, L; Sousa, AA;

Publicação
Frontiers in Computer Science

Abstract

2020

Unifying Protocols for Conducting Systematic Scoping Reviews with Application to Immersive Learning Research

Autores
Morgado, L; Beck, D;

Publicação
6th International Conference of the Immersive Learning Research Network, iLRN 2020, San Luis Obispo, CA, USA, June 21-25, 2020

Abstract

Teses
supervisionadas

2019

Implementação de BackOffice Web para Gestão do OpenSimulator da UAb

Autor
Bruno Rafael Primo Vicente

Instituição
IES_Outra

2019

Jogo sério sobre bullying escolar

Autor
João Luís Soares Isaías

Instituição
UP-FEUP

2019

Especificação de Requisitos para a Gestão de OpenSimulator através de um Backoffice Web

Autor
Fernando José Raposeiro Pais de Sousa

Instituição
IES_Outra

2018

Gamificação do ensino da informática: Um contributo para a aprendizagem da matemática binária

Autor
Maria de Jesus Ferreira

Instituição
Outra

2018

Abordagem SimProgramming: e-learning no ensino de programação em ambiente virtual

Autor
Mario Francisco Gomes Chaves

Instituição
UAb