Desenvolvimento de sistemas de sensores de fibra óptica para análise de concentração de gás metano e de multiparâmetros e implementação em ambiente industrial no âmbito do projeto PRR ATE.
Descrição da Oportunidade
Esta bolsa será realizada no âmbito de um projeto incluído na Aliança para a Transição Energética e que visa o desenvolvimento e implementação de sensores óticos em contexto industrial para a deteção e monitorização de gases na área da energia. Pretende-se que o bolseiro desenvolva metodologias para a monitorização da concentração de metano e outros parâmetros físicos, utilizando uma arquitetura em fibra ótica e que faça a validação experimental através da fabricação e posterior caracterização ótica.
Habilitações Académicas
Licenciatura em Engenharia Física
Requisitos Mínimos
Conhecimentos na área da ótica.Competências em eletrónica e programação para desenvolvimento de software para simulação e controlo de dispositivos e análise de resultados.
Fatores de Preferência
Experiência em sistemas de fibra ótica, espectroscopia WMS, Python, LabVIEW, uso de lasers, SFP, placas NI e Digilent. Proficiência na base de dados HITRAN, em simulação com dados multivariados, resolução de problemas inversos.
Período de candidatura
Desde 17 Jul 2025 a 30 Jul 2025
Centro
Fotónica Aplicada