Sobre
Justino Miguel Rodrigues nasceu em Penafiel (Portugal) a 9 de Setembro de 1985. Obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Julho de 2010.
Em Dezembro de 2010 integrou o INESC TEC como membro da equipa de investigação do projeto REIVE – Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos - com vista ao desenvolvimento de modelos de simulação computacionais de protótipos de conversores eletrónicos incorporando funcionalidades de controlo avançadas desenvolvidas no âmbito desse projeto.
Integrou em 2013 o projeto COMUTE-DC, onde participou no desenvolvimento da infraestrutura laboratorial para implementação de uma rede DC multi-terminal em escala reduzida, e foi responsável pela realização dos ensaios laboratoriais de validação das funcionalidades avançadas direcionadas para redes DC multi-terminal desenvolvidas no âmbito do projeto.
Integra atualmente o projeto SENSIBLE desde 2016, onde ficou encarregue do desenvolvimento de modelos de simulação computacionais para a validação da integração de sistemas de armazenamento de energia em redes de baixa tensão, tendo em vista a capacidade de sobrevivência a cavas de tensão e operação em ilha. Está igualmente envolvido no desenvolvimento de algoritmos de otimização para a gestão ótima de unidades de armazenamento de energia integradas nas redes de média tensão e baixa tensão que integrarão o demonstrador final.
Transversal a todas atividades anteriores, é também responsável pelo desenvolvimento do software Lab Device Manager, projetado para facilitar e tornar mais acessível a implementação, gestão e monitorização de experiências laboratoriais utilizando todos os equipamentos e infraestrutura disponível no Laboratório REIVE.
Do trabalho desenvolvido foi possível desenvolver conhecimentos na área da programação e automação, que constituem um complemento valioso à formação base em sistemas elétricos de energia e em energias renováveis.