Investigação e desenvolvimento de novos algoritmos para processamento e classificação de sinal fisiológicos em sistemas ambulatórios
[Brevemente]
Descrição da Oportunidade
Processamento de sinais de fisiológicos (pré-processamento, filtragem, extração de features no domínio do tempo, frequência e tempo-frequência). Desenvolvimento e validação de modelos de machine learning e deep learning para análise de sinais fisiológicos com maior foco na área da cardiologia; Integração e análise de dados provenientes de dispositivos de monitorização wearable e clínicos e de bases de dados clínicas. Avaliação experimental dos algoritmos desenvolvimento, e deploy dos mesmos. Apoio na recolha de dados e documentação do trabalho realizado em relatórios e artigos científicos. Apoio na gestão do projeto na elaboração de novas candidaturas, assim como acompanhamento de membros do grupo e alunos em linhas de I&D relacionadas.
Habilitações Académicas
Doutoramento em Engenharia Biomédica, Eletrotécnica, Informática ou área semelhante.
Requisitos Mínimos
Experiência em processamento de sinal biomédico.Conhecimentos em machine learning/deep learning (ex.: classificação, feature learning, redes neuronais).Experiência em programação científica (ex.: Python e/ou MATLAB) e em ferramentas de gestão de código.Bons conhecimentos de inglês científico escrito e oral.Conhecimentos em gestão de projectos e aplicação de metodologias Agile.
Fatores de Preferência
Trabalho prévio no desenvolvimento de algoritmos para processamento de sinal e de técnicas de machine learning/deep learning com sinais fisiológico, nomeadamente de ECG. Conhecimentos prévios na recolha de dados fisiológicos e na sua gestão e preparação para análise.
Período de candidatura
Desde 12 Jan 2026 a 23 Jan 2026
[Brevemente]
Centro
Investigação em Engenharia Biomédica