Segunda edição de programa de apoio a empresas vai financiar 68 PME

13 maio 2020

A segunda edição do programa de apoio a projetos inovadores de base tecnológica, com aplicação nos setores agroalimentar, ambiente e floresta, do projeto europeu DIVA, terminou com a seleção de 68 candidaturas, entre um total de 255 propostas de seis países (Portugal, Espanha, França, Grécia, Itália e Irlanda).

A seleção determinou o apoio a 44 projetos de maturação (10 mil euros), 10 projetos de demonstração em pequena escala (25 mil euros), nove projetos de demonstração em larga escala (60 mil euros) e cinco projetos de internacionalização (30 mil euros), num total de 1 milhão e 380 mil euros.

Entre os projetos selecionados, cinco são liderados por PME portuguesas e vão receber um total de 85 mil euros para colocar as suas ideias em prática.  Destes projetos, dois são em consórcio com outras empresas também portuguesas.

Entre as candidaturas selecionadas está o “IFFRIT”, liderado pela portuguesa Ingeniarius e em consórcio com a SFera Ultimate. Este projeto recorre à robótica para reduzir a acumulação de massa combustível florestal, utilizando a tecnologia como ajuda nas tarefas de manutenção da paisagem florestal. “Este projeto pretende mostrar um protótipo autónomo avançado para serviços pesados, com um impacto benéfico inquestionável na nossa sociedade ao nível da sustentabilidade ambiental, já que reduz significativamente o potencial de risco de incêndio, conservando assim os recursos naturais e criando ecossistemas resistentes às mudanças climáticas”, afirma Micael Couceiro CEO da empresa Ingeniarius.

As candidaturas para esta call decorreram entre 26 de novembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020. Durante os próximos 12 a 18 meses, os parceiros do DIVA serão responsáveis pelo acompanhamento destes projetos e pelo apoio às PME selecionadas, procurando garantir a máxima eficácia na implementação e o sucesso na execução dos resultados previstos.

O projeto europeu DIVA (boosting innovative Digitech Value chains for Agrofood, forestry and environment) tem como objetivo dar oportunidade às PME de apresentarem soluções tecnológicas nas áreas do agroalimentar, floresta e ambiente. Em Portugal é coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pelo Tec Labs - Centro de Inovação da Faculdade de Ciências  da Universidade de Lisboa. É financiado pelo programa de investigação e inovação da União Europeia H2020 INNOSUP.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui: www.projectdiva.eu.

______________________________________________________________________

Eunice Oliveira