Projeto europeu InteGrid discute o que de melhor se faz na Europa na área das redes elétricas inteligentes

25 junho 2018

É precisamente por isso que foram escolhidas dez startups nacionais e uma estrangeira para fazer na tarde do evento um pitch sobre uma solução tecnológica que tenham numa das seguintes áreas: carregamento de veículos elétricos e gestão de frota, tecnologias para redes elétricas inteligentes e energias renováveis.

“Sendo o mercado português composto em mais de 90% por pequenas e médias empresas (PME) que, por muitas soluções tecnológicas que tenham sempre conseguem chegar aos chamados gigantes industriais, achámos que fazia todo o sentido trazer este tipo de empresas para a discussão. Foi, por isso, que lançámos um concurso e das empresas que submeteram candidatura escolhemos 10”, explica Ricardo Bessa, investigador sénior do INESC TEC, coordenador científico do projeto europeu InteGrid e um dos organizadores deste evento, juntamente com a EDP Distribuição.

O evento “From Intelligent Energy Solutions to Disruptive Business Models” surge no âmbito do projeto europeu InteGrid, que tem como objetivo fazer com que três países europeus – Portugal, Suécia e Eslovénia -, possam aumentar a inteligência das suas redes elétricas até 2020. O projeto europeu de 15 milhões de euros associou-se às atividades promovidas pela Comissão Europeia, denominadas “Energy Days”. Os Energy Days são eventos que se realizam durantes os meses de maio e junho que têm como objetivo mostrar aos cidadãos e à indústria a importância das energias sustentáveis.

Com início previsto para as 10h00, o evento vai começar com uma apresentação do projeto InteGrid por parte da EDP Distribuição. Durante a manhã ainda vai haver espaço para dois painéis: um dedicado ao ponto de vista da academia, que vai contar com as intervenções da Universidade de Comillas, do INESC TEC e da sueca KTH e outro que dá voz à indústria, com demonstrações em tempo real de soluções tecnológicas que estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto pela General Electric, CyberGrid, SAP, INESC TEC, Águas do Tejo Atlântico e o CNET – Centre for New Technologies.

O keynote speaker é Jorge Vasconcelos da NEWES (New Energy Solutions), numa sessão com início às 14h00. Logo a seguir, há lugar para discussão feita por alguns dos diferentes stakeholders do projeto, tais como ERSE, APIGCEE, REN, EDP Labelec, FCT/Nova e IST, num debate que vai ser moderado pela EDP Distribuição.

Os pitchs por parte das 10 PME escolhidas encerram a sessão.

O programa pode ser consultado em: http://integrid-energydays.inesctec.pt/#shapely_home_parallax-5

Mais informações sobre o projeto europeu InteGrid podem ser encontradas em: https://integrid-h2020.eu/ , https://twitter.com/integridproject ou https://www.linkedin.com/company/integrid-h2020/

Este projeto é financiado ao abrigo do contrato programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia H2020, com o número 721218.

Joana Coelho

M +351 919 119 271