Download

Navio de investigação para teste de tecnologias marítimas é lançado em Vila Real de Santo António

20 abril 2021

Chama-se “Mar Profundo”, o navio de apoio ao teste e validação de tecnologias inovadoras, para uso marítimo que vai ser lançado ao mar na próxima quarta-feira, 21 de abril, pelas 10h00, nas instalações da NAUTIBER, em Vila Real de Santo António. Esta embarcação de investigação é um dos equipamentos da TEC4SEA, infraestrutura de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).

Concebida de raiz pela NAUTIBER – Estaleiros Navais do Guadiana Lda., e especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, esta embarcação, única em Portugal permitirá o acesso rápido ao mar profundo, reduzindo os custos tradicionais deste tipo de missões.

“Este navio permitirá deslocar para os diversos locais de operações no mar as competências humanas multidisciplinares e a capacidade laboratorial e logística que até agora, e de forma autónoma, a TEC4SEA apenas possuía em terra. A embarcação abre, pois, um novo conjunto de possibilidades para o ecossistema científico e económico, reposicionando Portugal neste quadro”, afirma José Manuel Mendonça, Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), uma das entidades fundadoras e coordenadora da TEC4SEA.

O evento de lançamento vai contar com a presença do MCTES, da Presidente da FCT, Helena Pereira, e do Presidente da CCDR-Algarve, José Apolinário, e vai organizar-se da seguinte forma:

10:00 – Abertura e apresentação da TEC4SEA
10:20 – Visita ao navio
10:40 – Lançamento à água

Com um custo de 869 mil euros, a construção deste navio foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte, bem como pela FCT através de fundos nacionais.

Sobre a TEC4SEA
A TEC4SEA é uma plataforma pioneira a nível europeu, vocacionada para a investigação, desenvolvimento, testes e validação de tecnologias para potenciar a Economia do Mar. Para isso, agrega um conjunto vasto e multidisciplinar de capacidades, laboratórios, testbeds, equipamentos e instalações de apoio para atividades de I&D, experiências e validações, incluindo agora a embarcação “Mar Profundo”. Atua principalmente nas áreas da robótica (veículos autónomos e não autónomos), comunicações e sensorização avançada. Trata-se de uma infraestrutura aberta, com a missão de apoiar e acolher a comunidade científica e o tecido industrial — nacional ou europeu — no que respeita ao desenvolvimento de tecnologia para a exploração do mar, dos seus recursos vivos e não vivos, potenciando a economia do mar. Foi fundada pelo INESC TEC e pelo Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL).

Porto, 20 de abril de 2021

Eunice Oliveira