Lisboa acolhe a 2ª sessão “40 anos de Ciência e Conhecimento” com a presença do membro do conselho de Administração da Fundação Calouste de Gulbenkian, Carlos Moedas

06 outubro 2020

O INESC nasceu em 1980, em Lisboa, criando um modelo de referência baseado em instituições privadas sem fins lucrativos independentes e autónomas, mas com fortes ligações às universidades. Este modelo tornou-se popular e criou abertura para criar novas empresas de natureza tecnológica, com base no conhecimento e nas tecnologias desenvolvidas nos institutos de investigação do grupo INESC.

“A sessão de dia 8 de outubro foca-se, exatamente, neste processo de criação de valor por incorporação do conhecimento e propriedade intelectual em novas empresas, criadas por empreendedores que passaram pelo INESC, que se vieram a tornar referências a nível nacional. Das mais de duas dúzias de empresas criadas como consequência das atividades do INESC desde 1980, teremos presentes os CEOs de uma amostra de oito delas, quatro criadas há mais de duas décadas, e outras quatro criadas na última década, para partilharem connosco a experiência e as memórias que retêm de um processo que é, quase sempre, muito acidentado, e sempre, sem exceção, instrutivo” afirma Arlindo Oliveira, Diretor do INESC.

Carlos Moedas é o orador principal deste evento, seguindo-se dois painéis de oradores com CEOs ou fundadores de empresas que nasceram no seio do INESC: José Alves Marques (LINK/IST), João Nuno Bento (Novabase), Pedro Ramalho Carlos (Shilling Founders Fund), Luís Alveirinho (Altice), Vasco Pedro (Unbabel), Ana Teresa Freitas (HeartGenetics), Jaime Jorge (Codacy), e João Paulo Neto (Voice Interaction).

O evento inicia-se com a participação de Leonel Sousa, do INESC Lisboa, e termina com intervenções de Arlindo Oliveira, Diretor do INESC, José Tribolet, Presidente do INESC, prevendo-se que o encerramento seja feito por um membro do governo (a confirmar).

O evento decorre num formato híbrido, com oradores presentes em palco, alguns participantes em sala e a maioria dos participantes a assistir via zoom.

Além desta sessão, a comemoração nacional do 40º aniversário do INESC inclui mais uma sessão que se irá realizar em Coimbra, abordando “A relação com o mundo académico”.

Mais informações em: https://40anos.inesc.pt/

Sobre o INESC

O INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores é uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, dedicada à educação, incubação, investigação científica e consultoria tecnológica. Foi constituído em 1980, tendo-se afirmado como um modelo de referência na relação universidade-indústria.

Instituições participadas pelo INESC:

• INESC Coimbra
  • INESC-ID