Cerca de 300 pessoas reunidas no Porto para debater Ecossistemas de Inovação

16 novembro 2023

Ciclos de inovação, papel das entidades de interface, políticas de apoio. Na discussão sobre ecossistemas de inovação dinamizada pelo INESC TEC, o objetivo é não deixar nada por dizer. Pedro Guedes de Oliveira, coordenador da Comissão Organizadora do Fórum INESC TEC do Outono, garante que a edição deste ano dará a oportunidade de “ouvir, não só a visão internacional, trazida por destacadas personalidades com reconhecida experiência, como a perspetiva nacional, com representantes de importantes instituições que atuam neste domínio, e de responsáveis de entidades públicas que promovem a sua valorização e financiamento”.

O objetivo é convocar as entidades nacionais que compõem o ecossistema de inovação para debater com elas a melhor forma de o desenvolver com base na realidade atual, tendo como perspetiva o lugar central que as entidades de interface têm nesse processo. “Queremos aprofundar o conhecimento e a compreensão das principais dinâmicas dos ciclos de inovação, do papel dos principais atores e da sua intervenção e posicionamento, bem como das respetivas interações”, explica Pedro Guedes de Oliveira.

Nesse sentido, “a cobertura do ciclo de inovação e o papel das entidades de interface” e as “políticas e programas de apoio aos ecossistemas de inovação” são os dois debates que irão marcar o dia.

O primeiro, moderado por Luís Seca, administrador executivo do INESC TEC, junta Maria Mota, diretora executiva do IMM, José Carlos Pedro, presidente do IT, António Braz Costa, diretor geral do CITEVE, e Ondina Afonso, diretora de qualidade e investigação na MC Sonae.  Uma discussão que aprofundará a dinâmica entre as entidades onde se produz ciência, explorando o papel das instituições de interface no tecido empresarial português, assente em PME com reduzida capacidade de investigação.

O presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, assumirá a moderação da conversa sobre políticas e programas de apoio aos ecossistemas de inovação e conduzirá António Bob Santos, membro do conselho de diretores da FCT, Alexandra Vilela, vogal executiva do conselho de administração da ANI, António Cunha, presidente da CCDR-N e Nuno Gonçalves, vogal do conselho diretivo do IAPMEI. O coordenador da Comissão Organizadora do Fórum do Outono adianta que, “tendo em conta a importância assumida pelo PRR e, em particular, as agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, era essencial convocar as entidades nacionais diretamente envolvidas nestes processos”.

José Manuel Mendonça junta-se, de resto, a Pedro Guedes de Oliveira, Rui Calçada, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto e a Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no arranque do encontro, que está marcado para as 11h00.

À semelhança do ano passado, a oitava edição do Fórum do Outono terá no lugar no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O dia contará, ainda, com intervenções de José Carlos Caldeira, administrador do INESC TEC; Rikardo Bueno, diretor geral da BRTA, aliança que promove investigação e desenvolvimento do País Basco, e Philippe Larrue, da DSTI – Directorate for Science Technology and Innovation da OCDE. João Claro, CEO do INESC TEC é responsável pelo encerramento.

O Fórum do Outono é uma iniciativa anual do INESC TEC que visa promover a discussão de temas relevantes para a economia e as políticas públicas e em que a ciência e a tecnologia têm um papel determinante.

O programa completo pode ser consultado aqui.