2.65M€ para apoiar PME nas áreas agroalimentar e florestal

19 março 2020

O projeto europeu agROBOfood, que em Portugal tem a participação do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), disponibiliza 2.65M€ a Pequenas e Médias Empresas (PME) na área agroalimentar e florestal que promovam a adoção de tecnologias robóticas inovadoras no sector. A primeira Open Call for Innovation Experiments está aberta até 31 de maio.

Podem candidatar-se a esta open call pequenos consórcios (2-5 parceiros) do setor agroalimentar e florestal, que incluam pelo menos uma PME na área tecnológica ou da robótica e um utilizador final da tecnologia. As candidaturas deverão abordar uma necessidade comercial no setor, com uma solução baseada em tecnologias robóticas.

O consórcio poderá ter sede em qualquer um dos Estados-membros, ou em países associados ao programa Horizonte 2020, e deverá concordar com a utilização dos serviços transfronteiriços da rede e também recorrer a um Digital Innovation Hub (DIH) parceiro local como ponto de contacto preferencial. No caso português, o ponto de contacto será o INESC TEC, através do investigador sénior Filipe Neves dos Santos.

No total, estão disponíveis 2.65M€, entre 300 a 500 mil euros por proposta.

O objetivo desta call é criar um ecossistema europeu para acelerar a adoção efetiva de tecnologias robóticas no setor agroalimentar e florestal apoiar as PME a tornarem-se mais eficientes e competitivas.

A Open Call for Innovation Experiments encontra-se aberta até 31 de maio no website do projeto e o período de implementação vai decorrer entre setembro de 2020 e maio de 2022. Informações adicionais poderão ainda ser obtidas através dos emails info@agrobofood.eu e filipe.n.santos@inesctec.pt

Esta é a primeira call do agROBOfood, que prevê lançar novas chamadas durante o projeto, num total de 8M€.

O projeto agROBOfood (Business-Oriented Support to the European Robotics and Agri-food Sector, towards a network of Digital Innovation Hubs in Robotics) integra 38 parceiros europeus, abrange os domínios da robótica, da agricultura, da I&D e dos negócios, através da criação de uma rede sustentável de Centros de Inovação Digital. Esta rede conta já com 48 hubs e 12 centros de competências, inseridos em 7 clusters regionais na Europa, que apoiarão as empresas no processo de digitalização, interligando diferentes stakeholders. O núcleo principal do projeto é formado por Experiências Inovadoras, desenvolvidas e monitorizadas pelos hubs. Os clusters regionais ficarão responsáveis pela demonstração de soluções robóticas inovadoras no setor agroalimentar, de forma a garantir a sua replicabilidade e implementação a nível europeu.

O agROBOfood é financiado pelo programa de investigação e inovação da União Europeia H2020, ao abrigo do acordo número 825395.

Mais informações em: https://agrobofood.eu/project/.

_______________________________________________________

Eunice Oliveira