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Sobre

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Sou doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (U.Porto-U.Aveiro) e Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Sou investigadora e membro da Direção do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.DIGITAL - Porto). Colaboro, ainda, como investigadora no Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE – INESC TEC). As minhas áreas de interesse centram-se na gestão da informação, gestão de serviços, gestão da inovação e empreendedorismo. Desenvolvo, também, atividades extracurriculares transversais como elemento da coordenação e professora voluntária do V.IVE! (Viver a Inovação e o Empreendedorismo na U.Porto) e vogal do Conselho Geral do CEdUP (Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto). Fui quadro superior de informática em empresas (1985-1996), responsável pela Gestão da Informação / Arquivo Municipal de Vila do Conde (1998-2004) e docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2000-2005).

Tópicos
de interesse
Detalhes

Detalhes

  • Nome

    Maria Manuela Pinto
  • Cargo

    Investigador Colaborador Externo
  • Desde

    01 maio 2016
Publicações

2023

INTERDISCIPLINARY CO-CREATION OF A MULTIPLAYER GAMIFIED MOBILE APP TO ADDRESS HERITAGE PRESERVATION CONSCIOUSNESS AMONG MUSEUM VISITORS: THE CASE OF THE MILITARY MUSEUM OF PORTO

Autores
Andrez, B; van Zeller, M; Coelho, A; Homem, PM; Pinto, MM;

Publicação
ICERI2023 Proceedings - ICERI Proceedings

Abstract

2022

Estrategias de gamificación digital para promover el aprendizaje basado en la experiencia sobre preservación y curaduría en museos

Autores
Andrez, B; Pinto, MM; Menino Homem, P;

Publicação
CIMED22 - II Congreso internacional de museos y estrategias digitales

Abstract
Como espacios de aprendizaje y fruición, los museos están constantemente adaptando sus contenidos y acciones para hacer frente a la dinámica de las transformaciones sociales. La introducción de nuevas tecnologías digitales en los espacios de exhibición permitió a los equipos del museo comunicar sus colecciones e interactuar con sus visitantes de formas muy diferenciadas. El fenómeno de la gamificación y sus estrategias implícitas plantean la posibilidad de mejorar el compromiso entre personas, objetos e información asociada, y puede permitir a los museos establecer nuevos enfoques y resultados. El trabajo a presentar forma parte de un programa de investigación de doctorado centrado en el desarrollo de experiencias gamificadas y sus implicaciones en el proceso infocomunicacional y de aprendizaje no formal en museos, específicamente aplicado a un grupo de visitantes entre 8 a 12 años. El objetivo es compartir reflexiones y consideraciones sobre el despliegue de un prototipo digital gamificado en un museo en Portugal, con el fin de mejorar el conocimiento sobre las colecciones y la conciencia sobre el trabajo entre bastidores invisible, complejo e interdisciplinario rico de los equipos del museo, que se ocupan de la curaduría y gestión de riesgos para asegurar su preservación, así como su fruición incluyente. Basándonos en literatura relevante y en marcos de gamificación identificados, nos enfocamos en la descripción de posibles soluciones gamificadas con la yuxtaposición de objetivos de aprendizaje y posibles resultados. Como parte de un enfoque exploratorio, pretendemos enumerar las mejores prácticas para cumplir con los requisitos educativos iniciales, así como proceder con posibles soluciones para responder a ellos. También pretendemos fusionar estas reflexiones con inferencias plausibles de motivaciones intrínsecas y extrínsecas en grupos y comprender cómo pueden influir en las acciones deseadas y en toda la experiencia de aprendizaje gamificada.  

2022

Políticas culturais, indicadores e Comunicação Pública

Autores
Martins, TC; Pinto, MMGdA; Silva, AMBMd;

Publicação
Redes

Abstract
A proposta do estudo é problematizar a produção e comunicação de informação pública e a configuração de indicadores culturais com vista ao desenvolvimento de instrumentos e novos formatos de disponibilização e interação nas práticas governamentais. O paper procura articular os conceitos de política cultural, indicadores culturais e Comunicação Pública e apresentar uma proposta de modelo interpretativo para a configuração de indicadores culturais a partir de um case study em Portugal. Conclusivamente, o estudo aponta que, através de práticas de Comunicação Pública, os indicadores são (i) reconhecidos enquanto ato comunicacional que (ii) potencializam as ferramentas de transparência e de prestação de contas sobre as práticas dos entes governamentais.

2021

Um modelo para a gestão da informação organizacional

Autores
Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Brandão, Marta; Oliveira, Rosário;

Publicação

Abstract

2021

Desenvolvendo profissionais de museus no século XXI : reflexão e dinâmica de inovação no contexto Mu.SA - Universidade do Porto

Autores
Homem, PM; Pinro, MM; Centeno, R;

Publicação
Museus e Formação: Novas Competências para a Transformação Digital

Abstract

Teses
supervisionadas

2019

Arquitetura segura no desenvolvimento de software: Abordagem à plataforma digital U.OPENLAB

Autor
Domingos Alberto Teixeira Guedes Ferreira

Instituição
UP-FCUP