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Sobre

Sobre

Ana Paiva (publica como Ana C. R. Paiva) é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde trabalha desde 1999. Ela é investigadora no INESC TEC na área de Engenharia de Software e membro do Grupo de Engenharia de Software que reúne investigadores e pós-graduados com interesses comuns em Engenharia de Software. É responsável por unidades curriculares como Teste de Software, Métodos Formais e Engenharia de Software, entre outras. Tem um doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores da FEUP, com uma tese intitulada Automated Specification Based Testing of Graphical User Interfaces. A sua especialidade é a implementação e automação do processo de teste baseado em modelos. Desenvolveu trabalho de investigação em colaboração com o grupo FSE (Foundation of Software Engineering) da Microsoft Research, onde teve a oportunidade de estender a ferramenta de testes da Microsoft baseada em modelo, Spec Explorer, para o teste de GUIs. É a investigadora responsável de um projeto financiado pela FCT com o tema Pattern-Based Testing GUI (PBGT). Pertence à Assemblia Geral da PSTQB (Associação Portuguesa de Testes de Software), é membro dos grupos internacionais de trabalho do ISTQB: TBok, Glossary, MBT Examination, membro do Conselho do Departamento de Engenharia Informática, e membro da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia Informática.

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de interesse
Detalhes

Detalhes

  • Nome

    Ana Cristina Paiva
  • Cluster

    Informática
  • Cargo

    Investigador Sénior
  • Desde

    01 fevereiro 2014
001
Publicações

2020

Teaching software engineering topics through pedagogical game design patterns: An empirical study

Autores
Flores, N; Paiva, ACR; Cruz, N;

Publicação
Information (Switzerland)

Abstract
Teaching software engineering in its many different forms using traditional teaching methods is difficult. Serious games can help overcome these challenges because they allow real situations to be simulated. However, the development of serious games is not easy and, although there are good practices for relating game design patterns to teaching techniques, there is no methodology to support its use in a specific context such as software engineering. This article presents a case study to validate a methodology that links the Learning and Teaching Functions (LTF) to the Game Design Patterns (PIB) in the context of Software Engineering Education. A serious game was developed from scratch using this methodology to teach software estimation (a specific topic of software engineering). An experiment was carried out to validate the effectiveness of the game by comparing the results of two different groups of students. The results indicate that the methodology can help to develop effective educational games on specific learning topics. © 2020 by the authors.

2020

Test case generation based on mutations over user execution traces

Autores
Paiva, ACR; Restivo, A; Almeida, S;

Publicação
Software Quality Journal

Abstract

2020

Experiences on Teaching Alloy with an Automated Assessment Platform

Autores
Macedo, N; Cunha, A; Pereira, J; Carvalho, R; Silva, R; Paiva, ACR; Ramalho, MS; Silva, DC;

Publicação
Rigorous State-Based Methods - 7th International Conference, ABZ 2020, Ulm, Germany, May 27-29, 2020, Proceedings

Abstract

2020

Reverse Engineering of Android Applications: REiMPAcT

Autores
Gonçalves, MA; Paiva, ACR;

Publicação
Quality of Information and Communications Technology - 13th International Conference, QUATIC 2020, Faro, Portugal, September 9-11, 2020, Proceedings

Abstract

2020

Preliminary Experiences in Requirements-Based Security Testing

Autores
Miranda, J; Paiva, ACR; da Silva, AR;

Publicação
Quality of Information and Communications Technology - 13th International Conference, QUATIC 2020, Faro, Portugal, September 9-11, 2020, Proceedings

Abstract

Teses
supervisionadas

2019

Android Crawler

Autor
Marco António Fernandes Gonçalves

Instituição
UP-FEUP

2019

Model Based Testing - From requirements to tests

Autor
Daniel Ademar Magalhães Maciel

Instituição
UP-FEUP

2019

Fault Injection in Android Applications

Autor
Adélia Helena Valentim Gonçalves

Instituição
UP-FEUP

2019

Mining Web Usage to Generate Regression GUI Tests Automatically

Autor
Marta Inês Macedo Vasconcelos

Instituição
UP-FEUP

2019

Exploração Dinâmica em Android

Autor
Jorge Miguel Rodrigues Ferreira

Instituição
UP-FEUP