WeFetal3.0: melhoria de um novo sistema de saúde digital para estudo clinico em grávidas
Descrição da Oportunidade
O WeFetal é um sistema vestível patenteado desenvolvido no INESC TEC para permitir o acompanhamento objetivo e em tempo real dos movimentos fetais, através de uma cinta têxtil com múltiplos sensores inerciais e uma plataforma de saúde digital. Após investigação intensiva e testes preliminares, o sistema integra atualmente seis sensores abdominais e um sensor de referência, assegurando a deteção, localização e visualização fiável da atividade fetal. Com o apoio do prémio BIP PROOF 2025/2026, estão previstos ensaios clínicos com mais de 30 grávidas. Esta bolsa tem como objetivo aperfeiçoar a interface digital de saúde e otimizar os algoritmos em tempo real, garantindo feedback preciso e intuitivo para clínicos e mães. O trabalho envolverá melhorias algorítmicas, aperfeiçoamento da interface e testes de usabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma tecnologia médica inovadora na interseção entre engenharia, saúde e inovação digital.
Habilitações Académicas
Aluno de licenciatura ou mestrado em Engenharia Biomédica, Engenharia informática e de computadores ou outro semelhante
Requisitos Mínimos
Conhecimentos em programação Python, assim como no desenvolvimento de algoritmos focados em processamento de sinal biomédico.
Fatores de Preferência
Conhecimento na área da saúde e em técnicas de processamento de sinal. Conhecimento no desenvolvimento de interfaces user-friendly e participação prévia em recolha de dados biomédicos.
Período de candidatura
Desde 16 Oct 2025 a 29 Oct 2025
Centro
Investigação em Engenharia Biomédica