Transição Digital e Economia Circular
Descrição da Oportunidade
A atividade a desenvolver estará centrada nos subdomínios da Transição Digital e Economia Circular, com ações específicas no desenvolvimento de metodologias e ferramentas informáticas de suporte à decisão industrial, nomeadamente em Digital Twins e o seu potencial para implementar estratégias de circularidade e sustentabilidade. Suporte ao desenvolvimento de plataformas digitais, onde aspetos como a usabilidade e experiência de utilização (UI/UX) são chave.
Habilitações Académicas
Mestrado em Engenharia Informática ou equivalente
Requisitos Mínimos
Conhecimentos na áreas associadas aos conceitos da Indústria 4.0 e 5.0, em particular na Digitalização de processos e empresas, nos sub-domínios associados à sustentabilidade e circularidade e tecnologia centrada nas pessoas; conhecimentos na área de Digital Twins e plataformas digitais; Experiência em desenvolvimento de software back-end e front-end e no desenho da interação pessoa-computador e experiência do utilizador; domínio das línguas portuguesa e inglesa (falada e escrita).
Fatores de Preferência
Conhecimentos ou experiência prévia no desenvolvimento de metodologias transformação digital aplicada à circularidade e sustentabilidade, nomeadamente com Digital Twins e processos de melhoria da avaliação de resultados e usabilidade de plataformas digitais. Experiência prévia em projetos de I&D das áreas do concurso e escrita/apresentação de artigos científicos.
Período de candidatura
Desde 18 Sep 2025 a 01 Oct 2025
Centro
Engenharia de Sistemas Empresariais