Engenharia Eletrotécnica - Sistemas de Energia
[Brevemente]
Descrição da Oportunidade
Análise do estado da arte das arquiteturas de micro-redes híbridas AC/DC aplicáveis a navios. Este trabalho envolve também a caracterização das cargas elétricas a bordo e a identificação de requisitos, bem como a análise das topologias de micro-rede mais adequadas para sistemas elétricos navais. Identificação das estratégias de controlo de tensão e frequência mais apropriadas com base no estado da arte, e desenvolvimento de algoritmos de despacho para micro-redes isoladas que considerem o controlo coordenado da geração, do armazenamento de energia e das cargas. Validação considerando casos reais de utilização de embarcações em ambiente laboratorial. Publicação dos resultados em conferências e revistas de referência na área.
Habilitações Académicas
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica ou numa área afim;
Requisitos Mínimos
? Mestrado em Engenharia Eletrotécnica ou área afim;? Os candidatos devem já estar inscritos num programa de doutoramento ou estar disponíveis para se inscrever num programa de doutoramento na primeira oportunidade possível;? Conhecimentos sólidos em sistemas de energia;
Fatores de Preferência
? Experiência na modelação e controlo de micro-redes; ? Experiência na modelação e operação de sistemas de simulação em tempo real e de sistemas de ensaio Power Hardware-in-the-Loop (PHIL); ? Experiência prévia em MATLAB/Simulink e modelação de sistemas de energia; ? Familiaridade com topologias de micro-redes híbridas AC/DC e eletrónica de potência; ? Experiência com simuladores em tempo real (por exemplo, OPAL-RT).
Período de candidatura
Desde 01 May 2026 a 31 May 2026
[Brevemente]
Centro
Sistemas de Energia