
Uma das maiores e mais reconhecidas conferências de robótica a nível mundial chama-se IROS (da sigla – International Conference on Intelligent Robotis and Systems) e este ano realizou-se na China, no final do mês de outubro. O INESC TEC marcou presença através de quatro cientistas que tiveram a oportunidade de apresentar cinco trabalhos num fórum de rigoroso escrutínio na aceitação de investigações e que, este ano, reuniu mais de 8 mil participantes de todo o mundo.
14 novembro 2025

Qual é a importância da monitorização da exploração do fundo marinho na sustentabilidade dos oceanos? Como é que a sustentabilidade das atividades humanas na Terra está intimamente ligada à transferência de conhecimento e de tecnologia à escala global? Estas e tantas outras questões estiveram em foco no evento promovido pelo Governo português e coorganizado pelo INESC TEC e pela Universidade de Évora na sede da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA).
06 novembro 2025

No coração do Atlântico, o INESC TEC coorganizou mais um workshop WAVES, dedicado aos veículos avançados de investigação no mar. Já na ‘cidade ventosa’, os investigadores do Instituto tiveram a oportunidade de demonstrar as várias competências do INESC TEC em robótica marinha.
03 novembro 2025

O INESC TEC liderou a primeira missão espacial análoga realizada dentro de um habitat em Portugal. A iniciativa “Monsaraz Mars Analog Mission” decorreu entre os dias 13 e 25 de outubro, no espaço exterior do Observatório Astronómico do Lago-Alqueva (OLA), em Monsaraz. Ana Pires e Diogo Paupério foram os protagonistas por parte do Instituto.
30 outubro 2025

Que os microplásticos têm um impacto nos organismos e nos ecossistemas marinhos, não é novidade. Há, no entanto, ainda por fazer a nível científico no que diz respeito à avaliação do real impacto que têm e, para isso, são necessárias ferramentas que permitam, por um lado, recolher novos dados ambientais, fazer uma avaliação e, com tudo isto, melhorar o conhecimento científico sobre como os microplásticos afetam o plâncton e o funcionamento dos ecossistemas.
29 outubro 2025

Há um projeto que quer dar um novo fôlego à economia azul do Atlântico. O INESC TEC é um dos parceiros do UPWELLING que quer criar uma rede de inovação com o objetivo de oferecer formação e experimentação, garantindo a ligação entre empresas e centro de inovação.
22 outubro 2025

Ao longo do mês de setembro, os investigadores do INESC TEC estiveram em Troia e Sesimbra para participar em mais uma edição do REPMUS, o maior exercício de experimentação de robótica e veículos não tripulados do mundo.
21 outubro 2025

O INESC TEC desenvolveu um free-flying robot, isto é, uma esfera robótica aérea compacta e totalmente autónoma, que “voou” até ao Canadá para ser testado em voos de microgravidade. Foram dois os investigadores do INESC TEC – André Santos e João Coutinho -, que concluíram com sucesso os voos parabólicos.
16 outubro 2025

Monsaraz será palco da primeira missão análoga realizada dentro de um habitat em solo português. A “Monsaraz Mars Analog Mission” vai decorrer entre 13 e 25 de outubro, no espaço exterior do Observatório Astronómico do Lago-Alqueva. A entrada no habitat será feita às 14h da próxima segunda-feira, dia 13. Treze dias depois, a 25 de outubro, os cientistas têm hora prevista de saída também às 14h. A liderança científica e tecnológica da missão é da responsabilidade do INESC TEC.
08 outubro 2025

Da porta de entrada da Europa para o Atlântico, o investigador do INESC TEC Nuno Cruz embarcou com destino ao sul da Índia para dar conta, ao largo da Golfo de Bengala, da tecnologia e soluções de robótica marinha avançadas pelo Instituto.
01 outubro 2025

Pela primeira vez o INESC TEC está representado no International Astronautical Congress (IAC), o evento mais importante do mundo na área do Espaço. André Santos e João Coutinho, investigadores do Instituto, voaram até à Austrália para apresentar um protótipo que, dentro de dias, ruma ao Canadá para ser testado num voo parabólico.
30 setembro 2025

Há dez anos que o INESC TEC monitoriza, de forma contínua, a radioatividade ambiental na ilha Graciosa, no arquipélago dos Açores. Os dados recolhidos pela equipa de investigação do Instituto apontam para uma maior humidade no solo e ajudam a distinguir variações naturais de possíveis ameaças nucleares.
27 junho 2025
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.