Há casos de produtos que dão origem à empresa. É o caso da Tomorrow Options. Empresa que nasceu cm Fevereiro, no âmbito da tese final de Mestrado em Inovação e Empreendorismo Tecnológico (Miete) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), de Catarina Aroso Monteiro e Paulo Ferreira Santos. Durante a frequência do curso os dois desenvolveram um plano de negócios para a concepção e comercialização de um dispositivo médico, o WaIkinSense. Trata-se de um mecanismo para avaliação e prevenção médica dos efeitos do pé diabético, assumindo-se como o único dispositivo portátil do mundo. É uma solução tecnológica que vai permitir a recolha de dados e possibilitar a detecção precoce de uma doença que afecta, em todo o mundo, cerca de 15% dos cerca de 300 milhões de pessoas. Os números revelam ainda que, a nível mundial, a cada 30 segundos, é amputado um membro inferior devido à diabetes.
O projecto teve como base um extenso estudo de mercado, tendo os alunos confirmado a viabilidade e potencial económico da tecnologia e decidido apostar na sua concepção. Mas trata-se de um mecanismo que poderá ser utilizado de forma eficaz noutras áreas, como o desporto, indústria e medicina reabilitativa. A estratégia é colocar o WaIkinSense no mercado internacional, potenciando a sua utilização. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2008 em Portugal e no Reino Unido, sendo depois, de forma gradual, introduzido nos EUA, América do Norte e restantes países europeus. Destinado a hospitais, clínicas, centros de saúde, o WaIkinSense tem uma política de preço que ronda os 2000 euros por unidade. E apesar de só estar disponível no mercado no próximo ano e ainda não ter nenhum acordo de venda firmad, a empresa tem já definido o seu objectivo: «Vender no mínimo 20 mil unidades até ao final de 2012, cerca de 60% na América do Noite e o restante na Europa», assevera Paulo Ferreira dos Santos, director-geral da Tomorrow Options. A maior fatia das vendas será efectuada através de comércio electrónico, um veículo cada vez mais utilizado pelos compradores de produtos médicos, estando ainda disponível, de forma indirecta, em distribuidores e parceiros.
O projecto WaIkinSense contou com o impulso de dois dos professores e investigadores do mestrado da FEUP Miguel Velhote Correia e Sérgio Reis Cunha, que partilham com os dois alunos a sociedade da empresa e que decidiram transpor a ideia do papel para a realidade. Mas precisaram de apoios. Por isso, e com a ambição de implementar o projecto o mais depressa possível, porque o WaIkinSense precisava de ser desenvolvido de raiz e algumas competências não existiam na equipa inicial, a Tomorrow Options estabeleceu um protocolo de colaboração com a FEUP. Depois disso, o projecto foi apresentado ao INESC Porto, envolvendo-o em todo o desenvolvimento, uma vez que «os seus recursos e competências, tecnológicas e de mercado, revelavam-se fundamentais para ultrapassar algumas dificuldades.
A receptividade desta instituição ao projecto foi tão grande que a levou a adquirir 13% do capital da empresa e à cedência de um espaço nas suas instalações para a empresa desenvolver as suas actividades», conta Paulo Ferreira dos Santos.
No total, os quatro impulsionadores e o INESC do Porto investiram 173 mil euros. O projecto contou ainda com um financiamento de 70 mil euros do Programa Neotec, promovido pela Adi. A empresa prevê o retorno até 2011, Neste momento, estão a ser angariados outros investidores de capital de risco nacionais e estrangeiros, de forma a integrarem o projecto até ao final do ano.
A reputação nacional e internacional do INESC Porto permite acrescentar notoriedade, credibilidade e visibilidade ao WaIkinSense, tanto no mercado interno, como nos externos. Uma ajuda fundamental «numa fase embrionária de qualquer empresa de base tecnológica, que desenvolve projectos com risco acima da média e necessita de capital de risco. Embora o WaIkinSense não seja originário do INESC Porto, outras tecnologias, a explorar pela Tomorrow Options, podem, no futuro, ter origem neste instituto. Assim, outra mais-valia desta colaboração será a função do INESC Porto como "alimentador" da actividade da empresa», acrescenta o director-geral.
A ideia da Tomorrow Options é utilizar aplicações tecnológicas - processamento de imagem e sinal - a qualquer sector. Através do desenvolvimento de dispositivos electrónicos que satisfaçam nichos de mercados globais, numa estratégia B2B.
A empresa está interessada em desenvolver tecnologias que abranjam segmentos existentes em vários países. Apesar de se tratar de uma empresa 100% portuguesa, o País é analisado, do ponto de vista comercial, como qualquer outro mercado. A prazo pode ser viável, admite, conceber soluções que sirvam só as necessidades de países estrangeiros. A empresa aposta na I&D, em recursos humanos especializados e na engenharia, promovendo a acumulação de conhecimento tecnológico e diferenciado. Faz parte integrante da sua estratégia o alicerce no estabelecimento de parcerias multinacionais , entre as quais: FEUP, INESC Porto, Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, INEGI, Hospital de Santo António, Centre for Lower Extremity Ambulatory Research, EUA (Clear), Bristol Royal Infirmary e CieneInvest.
Outras parcerias estão em desenvolvimento com instituições que se dedicam à I&D e indústria. A Tomorrow Options posiciona-se como empresa “pocket multinacional”, o que significa que, “embora de dimensão reduzida, consegue actuar em vários mercados geográficos, satisfazendo necessidades e gerindo de forma racional os recursos internos e externos”, define o mesmo responsável. É nesta definição que assenta toda a estratégia de comunicação da empresa, através de acções de “pull” e de “push”, que têm a finalidade de dar a conhecer, acrescendo notoriedade à nova empresa. Por outro lado, apostam num trabalho de contacto directo e proximidade com os principais opinion makers e parceiros nos mercados onde a empresa pondera a sua entrada. Com a consciência de que “esta estratégia só funciona se o que tiverem para oferecer for considerado, pelos opinion makers e parceiros, relevante, atractivo e positivamente distinto de outras alternativas”, revela Paulo Ferreira dos Santos.
Quanto a projectos futuros, a Tomorrow Options está a avaliar outras tecnologias, algumas direccionadas para a área da saúde, mas também para outros mercados. Para 2009, está previsto o lançamento de um novo produto, mas ainda sobre confidencialidade.
Maketeer, 5 de Setembro de 2007
Texto de Susana Baptista Dias
05 setembro 2007
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.