«Já estamos instalados e contamos iniciar a comercialização do nosso produto em final de Abril ou início de Maio», afirmou Paulo Ferreira dos Santos, destacando o «apoio e o interesse» demonstrado pelas autoridades inglesas em acolher a empresa.
Paulo Ferreira dos Santos é o presidente do Conselho de Administração da Tomorrow Options, que há cerca de dois anos tem investido no desenvolvimento do WalkinSense, em conjunto com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão industrial (INEGI) e INESC Porto, parceiros neste projecto.
O WalkinSense é um dispositivo médico direccionado para a prevenção e avaliação dos efeitos do pé diabético.
O objectivo é diminuir os custos dos sistemas de saúde com esta doença e, simultaneamente, aumentar a qualidade de vida de quem dela sofre, através da redução das muitas úlceras e amputações relacionadas com os seus efeitos.
O objectivo da Tomorrow Options ao estabelecer-se no Reino Unido prende-se com o facto de este ser, juntamente com Portugal, um dos mercados Europeus onde a prevalência da diabetes é maior.
Para uma melhor entrada neste mercado, a Tomorrow Options contou com o apoio da UKTI, uma organização governamental com sede em Londres que fornece serviços de apoio a empresas estrangeiras que tentam expandir o seu negócio no Reino Unido.
Mais recentemente a Tomorrow Options foi distinguida pelo embaixador britânico em Portugal, que a incluiu no lote dos melhores investidores portugueses no Reino Unido, «não pela dimensão mas pela importância do projecto».
A empresa nasceu no âmbito da tese final de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (Miete) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), de Catarina Aroso Monteiro e Paulo Ferreira Santos, em associação com dois professores e investigadores da FEUP.
Durante a frequência do curso os dois desenvolveram um plano de negócios para a concepção e comercialização de um dispositivo médico, o WaIkinSense, destinado a hospitais, clínicas e centros de saúde.
A empresa, que actualmente integra nove pessoas nos seus quadros - três das quais em Inglaterra - estima vender 20 mil unidades até 2012, com um preço unitário de cerca de 2000 euros.
Para Junho está previsto o lançamento de um novo produto que o responsável da Tomorrow Options não pretende, para já, revelar.
Dinheiro Digital / Lusa, 13 de Março 2009
16 março 2009
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.