A sessão inicia com uma breve apresentação da Cátedra, criada em 2016 e suportada pela Portugal Telecom e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Segue-se a aula inaugural “High-Assurance Software for Security and Privacy”, proferida pelo investigador Gilles Barthe. A partir das 15h45 há uma mesa redonda que junta Mário Moreira, do Centro de Estudos de Telecomunicações da Altice Labs, Henrique Santos, do Centro Algoritmi da UMinho, e José Nuno Oliveira, do Laboratório de Software Confiável (HASLab) da UMinho e do INESC TEC. A moderação é da responsabilidade de Sara Fernandes, da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).
A Cátedra PT-FLAD pretende viabilizar projetos de ensino e investigação na área das tecnologias de software confiável para suporte ao desenvolvimento de cidades e infraestruturas de governação inteligentes. A sua criação deve-se ao papel da UMinho nesta área, nomeadamente ao acolher em 2014, no campus de Couros, em Guimarães, o polo da UNU-EGOV e a unidade de desenvolvimento da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), um laboratório para prototipagem e projetos-piloto em EGOV. Também no domínio multidisciplinar das cidades inteligentes, a UMinho tem vindo a desenvolver diversas tecnologias de suporte (como segurança informática, sistemas ciberfísicos e big data) e projetar iniciativas-piloto com impacto na evolução das sociedades e do Estado.
Sobre o orador Gilles Barthe
Gilles Barthe é doutorado em Matemática pela Universidade de Manchester (Reino Unido), tendo assumido funções ao longo dos últimos anos no Instituto Nacional de Investigação em Informática e Automação (França), na Universidade Técnica de Chalmers (Suécia), no CWI – Pesquisa em Matemática e Ciências da Computação e na Universidade de Nijmegen (ambos na Holanda). É autor de mais de uma centena de artigos científicos citados, editor das publicações Journal of Automated Reasoning e Journal of Computer Security e coordenador de vários estudos nacionais e europeus. Já foi distinguido com o prémio Best Paper Award na Conferência Internacional de Criptologia 2011, no Colóquio de Princípios e Prática da Programação Paralela 2013 e no Simpósio Internacional sobre os Fundamentos da Engenharia de Software 2016. As suas áreas de interesse incluem linguagem de programação, programas de verificação, software e sistema de segurança, criptografia, métodos formais e fundamentos da matemática e das ciências da computação, entre outros temas.
Braga TV, 31 de janeiro de 2017
01 fevereiro 2017
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.