É já esta quinta-feira que uma delegação da cidade britânica de Sheffield, um importante pólo europeu nas áreas das Indústrias Criativas, da Saúde e do "Advanced Manufacturing" irá visitar a cidade do Porto. A iniciativa, que se realiza a 24 e 25 de Setembro, é promovida pela Divisão de Cooperação (área de I&D&I) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - em colaboração com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).
Com o objectivo de identificar oportunidades de cooperação e de negócios entre o Porto/Região do Norte e Sheffield/Reino Unido, tendo em vista a internacionalização de sectores estratégicos comuns como a Saúde, as Tecnologias de Produção e as Indústrias Criativas, foi desenhado um programa que arranca já esta quarta-feira (dia 24) com a visita de elementos da Universidade de Sheffield e da Creative Sheffield Limited às valências de I&D da Universidade do Porto, mais concretamente à FEUP, UPTEC, INESC Porto, INEGI, Rede de Competência em Polímeros, CEMUP e Reitoria.
Na quinta-feira (dia 25) realiza-se o evento "Sheffield/UK and Porto/Norte of Portugal - Cooperation Opportunities", organizado pela CCDR-N a convite da FEUP. Ana Teresa Lehmann (Vice-Presidente da CCDR-N, Paulo Santos (CEO da Tomorrow Options), Vergílio Folhadela (Presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e Ana Cristina Abreu, Investment Officer da UK Trade & Investment (UKTI), e Vladimiro Feliz (Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da CM Porto), são alguns dos participantes que constam no programa.
Paralelamente, parte da delegação irá visitar a Frezite Metal Tooling e o Centro de Materiais da U.Porto (CEMUP). Ainda no dia 25, da parte da tarde, realizar-se-á uma reunião, organizada pelo UPTEC, direccionada para um conjunto de empresas de base tecnológica que pretendem internacionalizar-se e que vêm o Reino Unido como um mercado potencial. Finalmente, ao longo dos dois dias de visita, irão realizar-se várias reuniões de trabalho específicas para promover acções práticas de cooperação como projectos de I&D conjuntos, mobilidade de alunos e investigadores, entre outras.
Recorde-se que a internacionalização é um dos 4 pilares estratégicos identificados pela U. Porto e também um dos objectivos do Plano Estratégico da FEUP para 2005-2009. Nesse contexto, é importante o estudo do caso de Sheffield, que tem vindo a registar um sucesso assinalável na modernização do seu tecido empresarial, tornando-se um importante pólo europeu nas áreas das Indústrias Criativas e "Advanced Manufacturing". Para tal tem contribuído significativamente a estrutura regional que envolve o poder local, as duas universidades (University of Sheffield e Sheffield Hallam University), os parques de ciência e tecnologia (Kroto Innovation Centre; Bio-Incubator; Advanced Manufacturing Park; Sheffield Technology Parks) e os centros de investigação de empresas como a Boeing/RollsRoyce e a TWI, entre outras.
De notar ainda que a Tomorrow Options - um spin-off FEUP/INESC Porto - escolheu Sheffield como o seu ponto de entrada no mercado do Reino Unido, tendo já uma filial no Parque de Ciência e Tecnologia Bio-incubator. Lançada em Fevereiro de 2007, a Tomorrow Options foi recentemente premiada pela UK Trade & Investment (UKTI), uma organização do Ministério da Economia Britânico com sede em Londres que fornece serviços de apoio a empresas estrangeiras que pretendem expandir o seu negócio no Reino Unido. Alert Life Sciences Computing, RAR, Alfama e Frezite foram as restantes empresas premiadas.
CiênciaPT.net, 24 de Setembro 2009
25 setembro 2009
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.