Como nasceu a Audolici? A AUDOLICI é uma start-up criada em 2007, resultado da iniciativa dos promotores individuais do projecto e do INESC Porto, que detectaram a existência de uma oportunidade de mercado para produtos de amplificação de áudio a válvulas de qualidade superior e, conscientes de possuírem competências distintivas neste domínio, decidiram organizar-se empresarialmente.
Como surgiu a ideia/conceito do projecto? É totalmente inovador, ou inspirado em equipamentos já existentes? Os produtos de áudio a válvulas existem há muitas décadas, mas perderam o mercado para os amplificadores transistorizados, de preços mais competitivos, desde os anos 70. Algumas marcas com produtos a válvulas permaneceram no mercado e, recentemente, tem-se assistido a uma dinâmica de pessoas que regressam ao vinil e às válvulas, insatisfeitas com as propostas de kits home cinema, incapazes de proporcionar a experiência musical que desejam. Este fenómeno abriu a oportunidade de criar amplificadores de potência e pré-amplificadores para gira-discos, a válvulas, de grande qualidade.
A AUDOLICI desenvolve produtos que, não sendo integralmente inovadores, combinam as tradicionais válvulas com métodos modernos de engenharia e construção, assegurando uma reprodução de som com alta definição, dinâmica e transparência.
Precisou de capital externo ou auto-financiou o projecto? A quem recorreu para o financiamento externo: capital de risco, banca, outros? A fase de constituição e prototipagem arrancou exclusivamente com auto-financiamento, assegurado pelos promotores individuais e pelo INESC Porto. Decorridos seis meses, a sociedade integrou a InovCapital, que interveio através do FINICIA.
Que contributos espera destes investidores? A AUDOLICI vê a InovCapital não apenas como recurso para investimento, mas também como um accionista implicado no desenvolvimento das suas actividades, esperando dela apoio à divulgação da marca, à procura activa de parceiros e mercados e à disponibilização selectiva de contactos da sua rede do interesse prático da sociedade.
Qual foi o papel do INESC no desenvolvimento da Audolici? O INESC Porto, desenvolve I&D de excelência em diversas áreas científicas, com uma orientação cada vez mais reforçada no sentido de promover a valorização dos resultados da investigação. A AUDOLICI foi possível porque o INESC Porto mobilizou os recursos e a vontade de empreender, assumindo a sua parte do risco. O percurso empresarial da empresa tem beneficiado da participação do INESC Porto, quer pelo acesso a meios laboratoriais, quer pelo contributo científico, indispensável para a incorporação sucessiva de inovação tecnológica nos produtos da AUDOLICI.
Os produtos da Audolici estão direccionados para quem? Os amplificadores a válvulas são normalmente produtos caros, com design exclusivo e exigentes de um sistema adequado a uma boa reprodução do som, nomeadamente colunas de boas características e boas fontes de som (leitores de CD, gira-discos), que implicam um investimento global acessível a um público de maior poder aquisitivo.
A AUDOLICI idealiza e constrói produtos com as melhores válvulas russas e outros componentes de qualidade, a preços competitivos na sua gama e comparavelmente a marcas reputadas, com igual ou melhor desempenho. A AUDOLICI distribui, desde Abril, os produtos do produtor francês BC Acoustique, com destaque as colunas ACT Series, de grande sensibilidade e características ideias para o matching com a amplificação a válvulas.
A oferta da AUDOLICI é dirigida não apenas ao nicho de mercado de audiófilos, mas a uma segmento bem mais alargado de pessoas que valorizam o som e admitem investir numa boa amplificação e/ou em boas colunas a preços competitivos.
Onde podem ser encontrados? Os produtos para o mercado de consumo da AUDOLICI foram lançados desde Outubro, encontrando-se em várias lojas FNAC – Mar Shopping, Norte Shopping, Chiado, Colombo – e, brevemente, em pontos de venda especializados. Os produtos podem ser experimentados e adquiridos nas instalações da própria empresa (audições mediante marcação prévia). No mercado internacional estão em curso acções comerciais em Espanha, França e Rússia.
Como vê a evolução da Audolici a médio prazo?
A estratégia da empresa passa pela continuidade do desenvolvimento de novas referências a colocar no mercado internacional nos próximos meses, e pela consolidação das relações com os eus parceiros, no plano científico e comercial.
Nome: AUDOLICI – Sistemas Electrónicos de Áudio, SA
Morada da empresa: Centro de Empresas NET – Edifício Promonet Rua de Salazares 842, 4149-002 Porto
Website: www.audolici.com
Telefone: +351 225 322 071.
Sector de Actividade: Equipamentos electrónicos – amplificadores (áudio)
Principais Produtos:
• Amplificadores de potência a válvulas
• Pré-amplificadores a válvulas
• Acessórios e outros equipamentos (filtros, outros)
• Colunas de som
Objectivos do Plano de Negócios
• Criação de 6 empregos
• Atingir aprox. 2 M€ de volume de negócios
Perfil dos empreendedores | José Magano e Valery Kuchkovsky
VALERY KUCHKOVSKY tem 49 anos e é engenheiro de áudio-electrónica, natural de Zitomir, Ucrânia, onde se licenciou na Academia de Ciências de Kiev, Especialista em industrial spectrum analyser systems e em áudio profissional, trabalhou durante 17 anos nas maiores empresas da indústria electrónica na Rússia, Bielorrússsia e Ucrânia. Estabelecido em Portugal e principal promotor da AUDOLICI, é o criador dos produtos de amplificação da marca, integradores da tecnologia a válvulas, que domina profundamente.
JOSÉ MAGANO tem 42 anos. É engenheiro electrotécnico licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e MBA, tendo desenvolvido a sua carreira como docente universitário, consultor e administrador de diversas empresas de base tecnológica.
OJE, 27 de Novembro de 2008
27 novembro 2008
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.