Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Artigo

INESC TEC recebe “Best Conference Paper Award” no Vietnam

“Model Predictive Power Allocation for Hybrid Battery Balancing Systems” é o nome do artigo científico premiado na conferência “IEEE Vehicular Power and Propulsion 2019” (IEEEVPPC’2019), desenvolvido pelo Professor Rui Araújo (INESC TEC) e por Ricardo Castro, investigador da DLR Institute of System Dynamics and Control. A Conferência teve lugar em Hanoi, Vietnam, entre os dias 14 e 17 de outubro.

20 novembro 2019

Foi no âmbito da conferência organizada pela Universidade de Ciências e Tecnologia de Hanoi, no Vietnam, e com foco nas baterias de veículos elétricos, que a cooperação internacional entre o INESC TEC e o DLR Institute of System Dynamics and Control (Alemanha), culminou no reconhecimento da comunidade científica Internacional.

O Professor Rui Araújo, do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC (CPES), explica o que motivou este trabalho, focado na mitigação de desequilíbrios de baterias de veículos elétricos: “As baterias são compostas por um grande número de células colocadas em série, propensas a desequilíbrios de capacidade, de temperaturas e de envelhecimento, limitando o fornecimento de potência”.

Neste sentido, o par de investigadores desenvolveu uma nova classe de sistemas de balanceamento para baterias. Estes sistemas, designados por “balanceamento de bateria híbrido”, são capazes de equalizar, em simultâneo, a capacidade e a temperatura da bateria.

O investigator do INESC TEC mencionado na notícia tem também vínculo à UP-FEUP.