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Artigo

3ª e última edição do BIP chega ao fim

Decorreu, no dia 19 de abril, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a sessão final da 3ª edição do Business Ignition Programme (BIP), com a apresentação das ideias finalistas, com os dois primeiros lugares entregues a projetos do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

07 junho 2018

Desenvolvido pelo Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, o BIP é um programa de iteração de modelos de negócio para tecnologias desenvolvidas no meio académico que conta com a participação da U.Porto Inovação e do CIIMAR.

A equipa vencedora foi distinguida com um prémio de 1.500€. Foram ainda oferecidas cinco bolsas para a European Innovation Academy, atribuídas às duas equipas melhor classificadas e a três membros sorteados da assistência, no valor aproximado de 8.500€, estas ao abrigo da parceria entre a Universidade do Porto e o Santander Universidades.

Os vencedores

O trabalho vencedor desta edição designa-se SNACK Probiotics: Sporeformer’s Natural Antimicrobial Compounds as the key to control aquaculture diseases - e consiste numa proposta de uso de probióticos como aditivos alimentares, no sentido de melhorar a qualidade da água, reduzindo resíduos antibióticos no ambiente e contribuindo para a sustentabilidade da aquacultura. O objetivo passa agora pelo licenciamento destas estirpes bacterianas e a sua comercialização e incorporação em rações.

O segundo prémio foi entregue ao projeto BioIDkits – Molecular kits for biological identifications, uma ideia que deu já origem à empresa IDENTIFICA e que desenvolve kits, para empresas e laboratórios, que identificam os componentes de produtos alimentares, detetam agentes patogénico e espécies invasoras, caracterizam raças domésticas, entre outros serviços. No âmbito deste trabalho, o parceiro Porto Business School ofereceu ainda um MBA Magellan ao líder deste projeto, Filipe Pereira, do CIIMAR.

imagogio team

A participação do INESC TEC

Esta edição do BIP contou com duas equipas que integravam elementos do INESC TEC.

Air.CRAFT – Enabling design and tradition to fly together by Inclusion Co-Creation Labs - foi o projeto apresentado por Andreia Passos, Cristina Barbosa, Jamil Farkat, Joep van der Wal e José Coelho Rodrigues, investigadores do CITE. Trata-se de uma plataforma que reúne designers e artesãos tradicionais, os primeiros no sentido de inovar produtos tradicionais, e os segundos na procura de suprimir uma necessidade e passar a ter acesso a metodologias promocionais e de mercado.

Tiago Guedes Santos, do CRACS - Centro de Sistemas de Computação Avançada, Rui Silva e Catarina Ferreira apresentaram Imagogio - Automatic detection and classification of objects in image and video - um projeto que se distingue pela oportunidade dada às empresas de implementar soluções tecnológicas nos seus produtos, sem a necessidade de recrutar especialistas, ultrapassando as dificuldades inerentes à análise manual de imagens e de vídeo.

BIP – Business Ignition Programme

Foi entre fevereiro e abril que as equipas selecionadas trabalharam para criar propostas de valor para os seus projetos, com o apoio de mentores, metodologias e recursos que os ajudaram a transformar tecnologias inovadoras em modelos comerciais rentáveis, de forma a aperfeiçoar a adequação das suas soluções para problemas concretos de mercado e consumidores e até a desenvolver a sua imagem corporativa. Doze semanas depois, as equipas apresentaram os seus pitch ao público e a um painel de jurados, a quem coube a seleção final das propostas vencedoras.

Além da apresentação das 11 ideias de negócio, os presentes tiveram oportunidade de assistir ao keynote speech por Johnny Cartucho, participante da European Innovation Academy em 2017. No final, houve também espaço para networking entre todos os participantes.

Em jeito de balanço, o envolvimento do INESC TEC, nas três edições do BIP, contou com a participação de oito equipas, num total de 19 de participantes. Entre os prémios estão a atribuição de um MBA, duas viagens no valor de 1.200€ cada e ainda um prémio monetário de 1.500€.

Identificar oportunidades de mercado para novos produtos/serviços que possam resultar de trabalhos de investigação. Providenciar competências necessárias para criação de valor e comercialização. Criar novas oportunidades de negócio. Foram estes os objetivos a que se propôs o BIP no seu arranque em 2017. Segundo a organização, foram cumpridos e qualificaram a iniciativa como um sucesso.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTFPR.