
Ao longo do mês de setembro, os investigadores do INESC TEC estiveram em Troia e Sesimbra para participar em mais uma edição do REPMUS, o maior exercício de experimentação de robótica e veículos não tripulados do mundo.
21 outubro 2025

Foram várias as infraestruturas de investigação do INESC TEC que abriram portas, no início de setembro, a investigadores e investigadoras do SINTEF – um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento na Noruega e no mundo, com mais de 70 anos de experiência e ainda um vasto repertório de atividades para o mar. O objetivo principal? A definição de um projeto piloto relacionado com sistemas de monitorização e manutenção de estruturas de energia offshore flutuante.
22 setembro 2025

O INESC TEC esteve presente na mais recente edição do World Ocean Summit Europe 2025. Em representação do Instituto, o investigador Bernardo Silva esteve à conversa numa sessão estratégica sobre a importância das energias renováveis do oceano para a segurança energética da Europa a longo prazo.
22 setembro 2025

Entre o Porto e Viana do Castelo, com paragem na Póvoa de Varzim: foi assim que o INESC TEC acolheu três dias eletrizantes da terceira edição do evento “EU-SCORES Stakeholder Engagement Event”.
16 setembro 2025

Ao longo do mês de junho, foram vários os investigadores do INESC TEC que andaram a navegar por águas internacionais em representação do primeiro Centro português de Excelência em Investigação e Engenharia para o Mar, o INESCTEC.OCEAN. Em encontros, feiras, conferências e workshops, os membros da equipa do projeto promoveram as capacidades de investigação, tecnologia e engenharia oceânicas do Instituto.
08 julho 2025

O oceano foi laboratório de excelência em “Camões, o Mar, a Tecnologia e a Ciência Portuguesas”. A 16 de abril, o Museu Nacional Soares dos Reis acolheu um colóquio centrado no mar lusitano, sob a aura do progresso tecnológico do passado e na perspetiva de um horizonte disruptivo, sustentável e alicerçado na Economia Azul.
14 maio 2025

A 15 de abril, a inauguração das obras para o Polo 1 do Hub Azul de Leixões (HAL) abriu um novo capítulo da História da Economia Azul nacional, com o lançamento da primeira pedra. A bacia oceânica, a construir na Plataforma Logística II do Porto de Leixões, será um equipamento de vanguarda científica e tecnológica e uma das maiores estruturas para testes de tecnologia marinha na Europa.
29 abril 2025
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.