NanoSTIMA - Macro-to-Nano Human Sensing Technologies
O projeto NanoSTIMA vai procurar dar resposta a dois grandes desafios: por um lado a passagem de tecnologias sensoras macro, utilizadas atualmente, para tecnologias micro e nano, que desempenharão um papel fundamental no setor da saúde e bem-estar; por outro lado, a gestão das enormes quantidades de informação que estes sensores vestíveis e implantáveis vão gerar, integrando-a com dados de outras fontes, tais como registos médicos, dados genéticos, ou mesmo redes sociais. A linha de investigação 1 deste projeto vai ser desenvolvida por dois centros: o C-BER e o CAP.
No CAP, os objetivos do projeto são os seguintes:
1. Passar das atuais tecnologias wearable (vestíveis) desenvolvidas nos últimos anos para a próxima vaga de tecnologias sensoras, que vão desde sensorização sem contacto (RF junto ao corpo), aparelhos micro slaptoskin (que aderem ao corpo) ou intracorporais, até monitorização e manipulação de células à escala nano.
2. Conceber e demonstrar arquiteturas microeletrónicas chipset para recolha de dados sobre/sob o corpo e para processamento de múltiplos dados gerados pelas tecnologias sensoras acima mencionadas.
3. Desenvolver um nova diretriz e estrutura de software confiável que irá suportar os dispositivos desenvolvidos no âmbito do projeto, identificando potenciais vulnerabilidades no desenho e outras falhas. Isto ajudará as equipas dos restantes WP a criar mecanismos para mitigar a ocorrência de possíveis falhas e gerir riscos na utilização dos dispositivos.
4. Estudar os futuros regulamentos para as tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto, permitindo criar um roadmap de inovação em tecnologia de sensorização do corpo humano e modelos de inovação para os resultados previstos.
Ficha de Projeto