Sobre
Luís Miguel Miranda nasceu em Barcelos (Portugal) a 9 de Outubro de 1987. Obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Julho de 2011.
Em Dezembro de 2010 integrou o INESC TEC (na altura INESC Porto) como membro da equipa de investigação do projeto REIVE – Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos. A sua principal atividade foi focada no desenvolvimento de protótipos de conversores eletrónicos para integração com as estratégias de gestão de redes inteligentes demonstradas neste projeto.
Em 2013 integrou a equipa de investigação do projeto COMUTE-DC, estando responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura laboratorial para implementação de uma rede DC multi-terminal em escala reduzida, incluindo simuladores de linhas de transmissão de corrente continua e conversores eletrónicos.
Entre 2014 e 2016 esteve envolvido no projeto Sustainable, especificamente no desenvolvimento de conversores eletrónicos de potência com funcionalidades avançadas para integração de energia fotovoltaica e armazenamento de energia. Estes equipamentos estão atualmente instalados num piloto/demonstrador numa aldeia da cidade de Évora. Desde 2016 está no projeto Sensible, envolvido no desenvolvimento de um novo sistema de armazenamento de energia para a baixa tensão com capacidade de sobrevivência a cavas de tensão, que será instalado num rede elétrica real.
Tem também experiência no terreno em cooperação com empresas, tal como a Omniflow. Com esta parceria, foi desenvolvido um sistema de iluminação pública auto-sustentável, combinando células fotovoltaicas e uma turbina eólica inovadora.
Este trabalho resulta numa experiencia extensa em projeto elétrico e eletrónico, bem como conhecimentos sólidos de soluções comerciais para redes inteligentes e a sua integração em ambiente laboratorial. Tem também competências no manuseio de instrumentos de medição e análise laboratorial.