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  • Nome

    Ceres Germanna Morais
  • Cluster

    Informática
  • Cargo

    Assistente de Investigação
  • Desde

    11 setembro 2019
001
Publicações

2021

Using BPMN to Identify Indicators for Teacher Intervention in Support of Self-regulation and Co-regulation of Learning in Asynchronous e-learning

Autores
Morais, C; Pedrosa, D; Rocio, V; Cravino, J; Morgado, L;

Publicação
Communications in Computer and Information Science - Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education

Abstract

2021

Narrative-Driven Immersion and Students' Perceptions in an Online Software Programming Course

Autores
Fontes, MM; Pedrosa, D; Araújo, T; Morais, C; Costa, A; Cravino, J; Morgado, L;

Publicação
2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN)

Abstract

2020

Detailing an e-Learning Course on Software Engineering and Architecture Using BPMN

Autores
Morais, C; Pedrosa, D; Fontes, MM; Cravino, J; Morgado, L;

Publicação
First International Computer Programming Education Conference, ICPEC 2020, June 25-26, 2020, ESMAD, Vila do Conde, Portugal (Virtual Conference).

Abstract
We have employed BPMN diagrams to expose the foreseen teaching and learning activities of participants in an e-learning course under planning. This provided clarification of the teaching and learning actions, revealing to the educational planning team aspects which were not explicit in the lecturer's plan, such as: The level of effort for the teacher as well as for the student; specific moments when there is a need to provide feedback and motivation. We believe that this exercise constitutes a rich and helpful contribution in planning and visualization efficient for other teaching teams of computer programming courses. 2012 ACM Subject Classification Social and professional topics ! Software engineering education.

2020

Dificuldades e desafios do processo de aprendizagem de algoritmos e programação no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura

Autores
Morais, CGB; Mendes Neto, FM; Osório, AJM;

Publicação
Research, Society and Development

Abstract
Aprender a programar geralmente é um desafio para os estudantes: cada aluno possui suas dificuldades individuais e os professores precisam identificá-las para dar o suporte necessário a seus alunos. Neste sentido, este artigo apresenta parte dos resultados obtidos em uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o processo de aprendizagem de algoritmos e programação. O principal objetivo do trabalho aqui apresentado é apontar as principais dificuldades e desafios vividos pelos alunos do nível superior em disciplinas de Algoritmos e programação, bem como o que estas dificuldades podem acarretar aos alunos ao longo do seu percurso acadêmico. A escolha pelo método da pesquisa se deu pelo fato de que a Revisão Sistemática de Literatura apresenta um tipo de estudo cuja metodologia é bem definida, sendo capaz de avaliar a pesquisa de maneira criteriosa, confiável e objetiva. Para este estudo, a revisão foi realizada em quatro bases de dados: Web of Science, Scopus, IEEE Xplore e RCAAP. Para tanto, foi definida uma questão de revisão, as palavras-chave, a equação necessária ao estudo, bem como o protocolo de revisão. Inicialmente foram encontrados 350 artigos, dos quais 169 artigos foram pré-selecionados. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 33 artigos foram selecionados para a análise e desenvolvimento deste trabalho. Com a análise, pudemos verificar e categorizar as dificuldades e desafios enfrentados pelos estudantes durante o processo de aprendizagem de algoritmos e programação. Com os resultados apresentados, este artigo pode contribuir com uma visão geral capaz de servir de ponto de partida para outras pesquisas, bem como para auxiliar docentes e estudantes na percepção destas dificuldades.