Universidade Tecnológica Federal do Paraná homenageia Vladimiro Miranda com o prémio “Forjadores da Inovação 2024”
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) reconheceu Vladimiro Miranda – Diretor Associado do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto – com o prémio “Forjadores da Inovação UTFPR 2024”. Esta homenagem tem como propósito reconhecer e valorizar as contribuições excecionais que o investigador teve, ao longo dos anos, na área da inovação e desenvolvimento académico.
16 setembro 2024
A cerimónia de entrega do prémio decorreu na cidade de Curitiba (Brasil), no dia 13 de setembro.
De acordo com Vladimiro Miranda, “sendo certo que este reconhecimento me faz feliz, creio que é também um motivo de orgulho para o INESC TEC e ajuda à afirmação da presença e ação em prol da cooperação transatlântica que a nossa instituição tem exercido historicamente, quer em projetos quer no acolhimento de cientistas brasileiros”.
Vladimiro Miranda é Presidente do INESC P&D Brasil, uma ICT – instituição científica e tecnológica brasileira -, não governamental, constituída à imagem do INESC TEC, que é instituição associada fundadora, como associação privada sem fins lucrativos, com o objetivo de, em conjunto com doze universidades públicas brasileiras, coordenar uma rede de cooperação em investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia no Brasil. O INESC P&D Brasil tem desenvolvido uma interessante ação de cooperação multi-institucional, multidisciplinar e transatlântica, tendo originado diversos projetos de cooperação Portugal-Brasil e participação em projetos europeus, com relevo para a parceria com o INESC TEC.
Sobre os feitos científicos de Vladimiro Miranda
Formado em Engenharia Elétrica, em 1977, Vladimiro Miranda doutorou-se na mesma área pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em 1982. Foi no ano anterior que começou a lecionar na FEUP e em 1984 se junta ao projeto nascente do INESC no Porto, onde se torna coordenador da área de sistemas de informação e apoio à decisão, até meados dos anos 90. Exerceu funções de direção no INESC TEC durante 18 anos.
Foi fundador e Presidente do INESC Macau (China), Professor Catedrático das Universidades do Porto e de Macau, Professor Visitante da Universidade Federal do Pará (Brasil) e Pesquisador Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina, também no Brasil. Foi ainda fundador em 2012 do INESC P&D Brasil, do qual é Presidente desde essa data.
Na sua vivência de empreendedorismo e inovação, foi administrador de empresas start-up do sistema INESC.
Atualmente é conselheiro ou assessor científico internacional do IRESEN – agência de meios e de investigação associada ao Ministério de Energia de Marrocos, IIT – Instituto de Investigações Tecnológicas (Madrid, Espanha), IEE – Instituto de Energia Elétrica (San Juan, Argentina), Laboratório para Defesa Química e Biológica do exército português e ARENE – autoridade reguladora da energia de Moçambique. Foi em 2005 o primeiro Fellow do IEEE da Universidade do Porto, entidade que o homenageou posteriormente, em 2013, com o prémio IEEE Power Engineering Society Ramakumar Family Renewable Energy Excellence Award.
Nos recentes inventários da Universidade de Stanford (USA), está identificado como englobado no lote dos 1% dos cientistas mais influentes do mundo na sua área de sistemas de energia, devido às suas relevantes e numerosas publicações científicas.