Investigadores do INESC TEC querem tornar treinos em ambientes virtuais mais realistas e multissensoriais
O trabalho científico "Studying the Influence of Multisensory Stimuli on a Firefighting Training Virtual Environment" venceu a 13.ª edição do prémio Professor José Luís Encarnação. É a sexta vez que um grupo de investigadores do INESC TEC é reconhecido com este galardão anual.
17 janeiro 2024
David Narciso, Miguel Melo, Susana Rodrigues, João Paulo Cunha, José Vasconcelos Raposo e Maximino Bessa são os nomes que deram voz a este trabalho sobre o uso de ambientes virtuais multissensoriais realistas para o treino de bombeiros.
“O prémio é resultado direto de um output dos trabalhos de doutoramento do David Narciso, e vem na linha de investigação do laboratório ligada ao treino e formação de técnicos especializados com recurso a tecnologias de realidade virtual”, refere Miguel Melo.
A utilização de ambientes virtuais associado ao treino não é uma novidade, com reconhecidas vantagens ao nível de segurança, dos custos controlados e da adaptabilidade às necessidades individuais. No entanto, treino em ambiente controlado pode ser enganador, na medida que os procedimentos são feitos sem o stress ou fadiga induzidos por ambientes reais, sobretudo em situações de desastre onde atuam os bombeiros. Com a inclusão da componente multissensorial, não se treinam apenas procedimentos, mas a capacidade de tomar decisões. “Uma importante contribuição do estudo foi a de provar que com o uso de estímulos multissensoriais, conseguimos induzir nos formandos essa carga cognitiva perceptualmente equivalente aos ambientes reais de atuação e, consequentemente, estimular stress e fadiga que toldam a capacidade de decisão”, explica o investigador.
Miguel Melo realça ainda que no Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE do INESC TEC esta linha de investigação está a ser estendida para a segurança radio-nuclear com resultados muito promissores.
O prémio Professor José́ Luís Encarnacão tem como objetivo incentivar estudantes do ensino superior a realizar atividades de investigação de excelência na área da Computação Gráfica e suas Aplicações, avaliável através da publicação de resultados em conferências ou revistas de elevado prestígio e impacto internacionais.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UTAD e à UP-FEUP.