Cookies
Usamos cookies para melhorar nosso site e a sua experiência. Ao continuar a navegar no site, você aceita a nossa política de cookies. Ver mais
Fechar
  • Menu
Artigo

Arrancou projeto para aprofundar o conhecimento do INESC TEC nos domínios da robótica

O objetivo do projeto é solidificar conhecimento na área da robótica e promover laços de cooperação entre o INESC TEC e outras instituições de investigação europeias com experiência nesse domínio.

24 outubro 2019

Chama-se DEEPFIELD o projeto que envolve o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, com o intuito de fazer do instituto um dos centros de investigação de referência na área da robótica, assim como contribuir para o desenvolvimento de soluções robóticas capazes de resolver problemas da vida real, com o mínimo de intervenção humana.

Para isso, até setembro 2022, o CRAS beneficiará da interação com quatro instituições europeias de investigação, com experiência consolidada na área da robótica. A reunião de arranque do projeto teve lugar no dia 11 de outubro, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Robótica e Deep Learning

O mercado da robótica assiste a um crescimento exponencial, motivado pela necessidade de robôs para realizar tarefas cada vez mais complexas. Neste contexto de desenvolvimento científico, a abordagem do chamado Deep learning tem assumido um papel de destaque.

Deep learning é uma subcategoria de Machine Learning (aprendizagem da máquina) endereçando aprendizagem com o uso de redes neuronais com elevado número de camadas. Este projeto pretende aliar as mais recentes técnicas de aprendizagem com a sua aplicação em situações reais com robôs autónomos endereçando problemas de percepção, navegação e planeamento.

O INESC TEC tem desenvolvido trabalho na área da economia do mar (monitorização ambiental, pescas e aquacultura), e da indústria (minas, oil & gas e segurança/defesa). Com o projeto DEEPFIELD, financiado pela União Europeia, espera-se que possa aprofundar conhecimento em Deep learning, através de várias atividades de partilha de experiências entre as instituições envolvidas, como sejam ações de formação, workshops, escolas de verão, entre outras.