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Factos & Números
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Apresentação

Centro de Robótica e Sistemas Autónomos

A nossa missão no CRAS é desenvolver soluções robóticas inovadoras para ambientes complexos e múltiplas operações, incluindo recolha de dados, inspeção, mapeamento, vigilância ou intervenção.

No CRAS trabalhamos em quatro áreas de investigação principais: navegação autónoma; missões de longo prazo; sensorização, mapeamento e intervenção; operações de múltiplas plataformas.

Últimas Notícias
Redes de Sistemas inteligentes

Equipa do INESC TEC avaliada para passar à final do Concurso Mundial da Shell

No âmbito do concurso internacional Shell Ocean Discovery XPrize, do qual um grupo de investigadores do INESC TEC é a única equipa semifinalista portuguesa, esteve no Porto uma delegação da competição para avaliar o desempenho da formação nacional.

10 janeiro 2018

Redes de Sistemas inteligentes

Projeto testa protótipo para exploração subaquática

Uma equipa de investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC esteve em Lee Moor (Devon, Reino Unido) a testar o protótipo criado no âmbito do projeto europeu ¡VAMOS! (Viable Alternative Mine Operating).

12 dezembro 2017

Redes de Sistemas inteligentes

STRONGMAR reúne stakeholders em Matosinhos

O primeiro encontro dos stakeholders do projeto STRONGMAR realizou-se no dia 14 de novembro, nas instalações do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. Este encontro decorreu no âmbito do evento Marinetech 2017, promovido pelo Instituto Hidrográfico e pelo CIIMAR, que teve lugar nas referidas instalações, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

06 dezembro 2017

Evento no Porto sobre Água contou com presença do INESC TEC

06 outubro 2017

Indústria e Inovação

Equipa de robótica do INESC TEC bicampeões na European Robotics League

A equipa de robótica aérea do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC venceu, pela segunda vez, o Grand Challenge da European Robotics League (ERL) EmergencyRobots, que decorreu em Piombino, Itália, entre os dias 15 e 23 de setembro.

27 setembro 2017

Tópicos de interesse
029

Projetos Selecionados

ROSM

Sistema robótico de mitigação de derrame de crude

2017-2017

TEC4SEA

Modular Platform for Research, Test and Validation of Technologies supporting a Sustainable Blue Economy

2017-2017

PROTOATLANTIC

Desenvolvimento e validação de um programa de prototipagem e exploração de ideias inovadoras

2017-2017

EMSO-PT

Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água - Portugal

2017-2017

AutoMon

Monitorização automatizada de albufeiras - NeoEnergia

2017-2017

SpilLess

First line response to oil spills based on native microorganisms cooperation (SpilLess)

2017-2018

SIDENAV

Smart infrastructure for deep sea navigation

2016-2018

RAWFIE

Road-, Air- and Water-based Future Internet Experimentation

2016-2019

HAIFA

Bóias para instalalação de equipamento marítimo

2016-2017

MyTag

Integração de marcas naturais e artificiais para reconstruir migrações de peixes e alterações ontogénicas de nicho

2016-2019

Fmanagement

Fmanagement

2016-2017

DeepFloat

Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas

2016-2018

UNEXMIN

Autonomous Underwater Explorer for Flooded Mines

2016-2019

CORAL-TOOLS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

CORAL-SENSORS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

STRONGMAR

STRengthening MARritime Technology Research Center

2016-2018

CORAL-TOOLS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2016

EMSODEV

EMSO implementation and operation: DEVelopment of instrument module

2015-2018

MarineEye

MarinEye - A prototype for multitrophic oceanic monitoring

2015-2017

BLUECOM+

Ligando Humanos e Sistemas em Zonas Remotas do Oceano através de Comunicações de Banda Larga e Baixo Custo

2015-2017

ENDURE

Enabling Long-Term Deployments of Underwater Robotic Platforms in Remote Oceanic Locations

2015-2017

Demo_Drone

Demonstração de capacidades de utilização de Drones para inspeção detalhada de ativos de rede

2015-2017

CINMarS

Combining Space and Maritime NetWorks

2015-2017

VAMOS

Viable Alternative Mine Operating System

2015-2018

SUNNY

Rede de Sensores Aéreos Inteligentes para a Deteção de Embarcações Usadas para Fins Criminosos e Entradas Irregulares Além-fronteiras

2014-2017

Evologics

Fusão de Dados LBL em Tempo Real para Modems Acústicos

2013-2018

ICARUS

Componentes Integradas para Operações de Busca e Salvamento com Veículos não Tripulados

2012-2016

EDA-SAVEWATE

Sistema de Veículos Autónomos para Ambientes Aquáticos para aplicações na área da defesa

2012-2017

SUB.2

Veículo submarino com capacidade de propulsão, energia transportada a bordo e sistemas eletrónicos e computacionais, capaz de operar autonomamente e sem qualquer ligação com o operador

2012-2015

Equipa
001

Laboratórios

Laboratório de Sistemas Robóticos Autónomos

Publicações

CRAS Publicações

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2017

Unmanned Maritime Systems for Search and Rescue

Autores
Matos, A; Silva, E; Almeida, J; Martins, A; Ferreira, H; Ferreira, B; Alves, J; Dias, A; Fioravanti, S; Bertin, D; Lobo, V;

Publicação
Search and Rescue Robotics - From Theory to Practice

Abstract

2017

A lightweight docking station for a hovering AUV

Autores
Cruz, NA; Matos, AC; Almeida, RM; Ferreira, BM;

Publicação
2017 IEEE OES International Symposium on Underwater Technology, UT 2017

Abstract
The concept of underwater docking stations has long been proposed to support the long term deployment of AUVs, but the number of successful solutions is still very disappointing. Hovering type AUVs can navigate arbitrarily slow, simplifying the docking maneuver and the requirements for the receiving structure. This paper describes a docking system that was developed to extend the mission duration of the MARES AUV, a man portable hovering type AUV. Given the wide range of operational scenarios and configurations of this AUV, one of the design requirements was to have a simple modular structure, that could easily be reconfigured to support different vehicle configurations, deployment scenarios and docking maneuvers. The paper provides details of the mechanical aspects, the onboard electronic subsystems, and the general operational procedure, as well as preliminary data from the first trials. © 2017 IEEE.

2017

Accounting for uncertainty in search operations using AUVs

Autores
Abreu, N; Cruz, N; Matos, A;

Publicação
2017 IEEE OES International Symposium on Underwater Technology, UT 2017

Abstract
Traditional coverage path planners create lawnmower-type paths in the operating area completely ignoring the uncertainty in the vehicle's position. However, in the presence of significant uncertainty in localization estimates, one can no longer guarantee that the vehicle will cover all the area according to plan. Aiming to bridge this gap, we present a coverage path planning technique for search operations which takes into account the vehicle's position and detection performance uncertainties and tries to minimize this uncertainty along the planned path. The objective is to plan paths, using a localization error model as input, to reduce as much uncertainty as possible and to minimize the extra path length (swath overlap) while satisfying mission feasibility constraints. We introduce an algorithm that calculates what will be the best moments for bringing the vehicle to surface to ensure a bounded position error. We also consider time and energy constraints that may influence the planned trajectory as path overlap is increased to account for uncertainty. Additionally we challenge the assumption frequently seen in coverage algorithms where two observations of the same target are considered independent. © 2017 IEEE.

2017

Flexible unmanned surface vehicles enabling future internet experimentally-driven research

Autores
Ferreira, B; Coelho, A; Lopes, M; Matos, A; Goncalves, C; Kandasamy, S; Campos, R; Barbosa, J;

Publicação
OCEANS 2017 - Aberdeen

Abstract

2017

STRONGMAR Summer School 2016 — Joining theory with a practical application in Underwater Archeology

Autores
Marques, MM; Salgado, A; Lobo, V; Carapau, RS; Rodrigues, AV; Carreras, M; Roca, J; Palomeras, N; Hurtos, N; Candela, C; Martins, A; Matos, A; Ferreira, B; Almeida, C; de Sa, FA; Almeida, JM; Silva, E;

Publicação
OCEANS 2017 - Aberdeen

Abstract

Teses Orientadas

2016

Verilog implementation of the VESA DSC compression algorithm

Autor
Carlos Alberto Pereira Ferreira

Instituição
UP-FEUP

2016

Projeto e Desenvolvimento de um Veículo Submarino Autónomo

Autor
Carlos Filipe Silva Gonçalves

Instituição
UP-FEUP

2016

RTL Guidelines for Static Power Reduction

Autor
Ciro de Moura Monteiro

Instituição
UP-FEUP

2016

Real-Time Passive Acoustic Tracking of Underwater Vehicles

Autor
José Francisco Ramos Valente

Instituição
UP-FEUP

2016

Sistema de Triangulação Laser para Medição de Estruturas Submersas com Alta Definição

Autor
João Miguel Pesqueira Gaspar Pombo

Instituição
UP-FEUP

Factos & Números

10Docentes do Ensino Superior

2017

6Contratados de I&D

2017

Contactos