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Factos & Números
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Apresentação

Centro de Robótica e Sistemas Autónomos

A nossa missão no CRAS é desenvolver soluções robóticas inovadoras para ambientes complexos e múltiplas operações, incluindo recolha de dados, inspeção, mapeamento, vigilância ou intervenção.

No CRAS trabalhamos em quatro áreas de investigação principais: navegação autónoma; missões de longo prazo; sensorização, mapeamento e intervenção; operações de múltiplas plataformas.

Últimas Notícias
Redes de Sistemas inteligentes

INESC TEC na final de competição internacional para explorar o mar profundo

Uma equipa de investigação do INESC TEC passou à final da competição internacional Shell Ocean Discovery XPrize, que pretende desenvolver tecnologias para recolher informações e mapear o mar profundo em zonas de difícil acesso ainda não exploradas.

29 março 2018

Redes de Sistemas inteligentes

INESC TEC contribui para a inovação do Cluster do Mar

O ciclo «A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0 – O Caminho de uma Nova Industrialização», organizada pelo Grupo Editorial Vida Económica, em colaboração com o INESC TEC, promoveu a sua quarta conferência, dedicada ao Cluster do Mar. Teve lugar no dia 21 de fevereiro, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

01 março 2018

Informática

Investigador edita novo livro sobre metodologias e estratégias de apoio à aprendizagem online

Ricardo Queirós, colaborador do Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) do INESC TEC, é editor de um novo livro da IGI Global, intitulado «Emerging Trends, Techniques, and Tools for Massive Open Online Course (MOOC) Management».

14 fevereiro 2018

Redes de Sistemas inteligentes

Equipa do INESC TEC avaliada para passar à final do Concurso Mundial da Shell

No âmbito do concurso internacional Shell Ocean Discovery XPrize, do qual um grupo de investigadores do INESC TEC é a única equipa semifinalista portuguesa, esteve no Porto uma delegação da competição para avaliar o desempenho da formação nacional.

10 janeiro 2018

Redes de Sistemas inteligentes

Projeto testa protótipo para exploração subaquática

Uma equipa de investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC esteve em Lee Moor (Devon, Reino Unido) a testar o protótipo criado no âmbito do projeto europeu ¡VAMOS! (Viable Alternative Mine Operating).

12 dezembro 2017

Tópicos de interesse
029

Projetos Selecionados

ROSM

Sistema robótico de mitigação de derrame de crude

2017-2019

TEC4SEA

Modular Platform for Research, Test and Validation of Technologies supporting a Sustainable Blue Economy

2017-2020

PROTOATLANTIC

Desenvolvimento e validação de um programa de prototipagem e exploração de ideias inovadoras

2017-2019

EMSO-PT

Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água - Portugal

2017-2020

AutoMon

Monitorização automatizada de albufeiras - NeoEnergia

2017-2019

SpilLess

First line response to oil spills based on native microorganisms cooperation (SpilLess)

2017-2019

SIDENAV

Smart infrastructure for deep sea navigation

2016-2018

RAWFIE

Road-, Air- and Water-based Future Internet Experimentation

2016-2019

HAIFA

Bóias para instalalação de equipamento marítimo

2016-2017

MyTag

Integração de marcas naturais e artificiais para reconstruir migrações de peixes e alterações ontogénicas de nicho

2016-2019

Fmanagement

Fmanagement

2016-2017

DeepFloat

Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas

2016-2018

UNEXMIN

Autonomous Underwater Explorer for Flooded Mines

2016-2019

CORAL-TOOLS-1

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

CORAL-SENSORS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

STRONGMAR

STRengthening MARritime Technology Research Center

2016-2018

CORAL-TOOLS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

EMSODEV

EMSO implementation and operation: DEVelopment of instrument module

2015-2018

MarineEye

MarinEye - A prototype for multitrophic oceanic monitoring

2015-2017

BLUECOM+

Ligando Humanos e Sistemas em Zonas Remotas do Oceano através de Comunicações de Banda Larga e Baixo Custo

2015-2017

ENDURE

Enabling Long-Term Deployments of Underwater Robotic Platforms in Remote Oceanic Locations

2015-2017

Demo_Drone

Demonstração de capacidades de utilização de Drones para inspeção detalhada de ativos de rede

2015-2018

CINMarS

Combining Space and Maritime NetWorks

2015-2017

VAMOS

Viable Alternative Mine Operating System

2015-2018

SUNNY

Rede de Sensores Aéreos Inteligentes para a Deteção de Embarcações Usadas para Fins Criminosos e Entradas Irregulares Além-fronteiras

2014-2018

Evologics

Fusão de Dados LBL em Tempo Real para Modems Acústicos

2013-2018

ICARUS

Componentes Integradas para Operações de Busca e Salvamento com Veículos não Tripulados

2012-2016

EDA-SAVEWATE

Sistema de Veículos Autónomos para Ambientes Aquáticos para aplicações na área da defesa

2012-2018

SUB.2

Veículo submarino com capacidade de propulsão, energia transportada a bordo e sistemas eletrónicos e computacionais, capaz de operar autonomamente e sem qualquer ligação com o operador

2012-2015

Equipa
001

Laboratórios

Laboratório de Robótica e Sistemas Robóticos Autónomos

Publicações

CRAS Publicações

Ler todas as publicações

2018

The last frontier: Coupling technological developments with scientific challenges to improve hazard assessment of deep-sea mining

Autores
Santos, MM; Jorge, PAS; Coimbra, J; Vale, C; Caetano, M; Bastos, L; Iglesias, I; Guimarães, L; Reis Henriques, MA; Teles, LO; Vieira, MN; Raimundo, J; Pinheiro, M; Nogueira, V; Pereira, R; Neuparth, T; Ribeiro, MC; Silva, E; Castro, LFC;

Publicação
Science of the Total Environment

Abstract
The growing economic interest in the exploitation of mineral resources on deep-ocean beds, including those in the vicinity of sensitive-rich habitats such as hydrothermal vents, raise a mounting concern about the damage that such actions might originate to these poorly-know ecosystems, which represent millions of years of evolution and adaptations to extreme environmental conditions. It has been suggested that mining may cause a major impact on vent ecosystems and other deep-sea areas. Yet, the scale and the nature of such impacts are unknown at present. Hence, building upon currently available scientific information it is crucial to develop new cost-effective technologies embedded into rigorous operating frameworks. The forward-thinking provided here will assist in the development of new technologies and tools to address the major challenges associated with deep sea-mining; technologies for in situ and ex situ observation and data acquisition, biogeochemical processes, hazard assessment of deep-sea mining to marine organisms and development of modeling tools in support of risk assessment scenarios. These technological developments are vital to validate a responsible and sustainable exploitation of the deep-sea mineral resources, based on the precautionary principle. © 2018 Elsevier B.V.

2018

APASail—An Agent-Based Platform for Autonomous Sailing Research and Competition

Autores
Alves, B; Veloso, B; Malheiro, B;

Publicação
Robotic Sailing 2017

Abstract

2018

Personalised Dynamic Viewer Profiling for Streamed Data

Autores
Veloso, B; Malheiro, B; Burguillo, JC; Foss, J; Gama, J;

Publicação
Advances in Intelligent Systems and Computing - Trends and Advances in Information Systems and Technologies

Abstract

2018

Trust and Reputation Modelling for Tourism Recommendations Supported by Crowdsourcing

Autores
Leal, F; Malheiro, B; Burguillo, JC;

Publicação
Advances in Intelligent Systems and Computing - Trends and Advances in Information Systems and Technologies

Abstract

2018

Comparative Study of Visual Odometry and SLAM Techniques

Autores
Gaspar, AR; Nunes, A; Pinto, A; Matos, A;

Publicação
Advances in Intelligent Systems and Computing

Abstract
The use of the odometry and SLAM visual methods in autonomous vehicles has been growing. Optical sensors provide valuable information from the scenario that enhance the navigation of autonomous vehicles. Although several visual techniques are already available in the literature, their performance could be significantly affected by the scene captured by the optical sensor. In this context, this paper presents a comparative analysis of three monocular visual odometry methods and three stereo SLAM techniques. The advantages, particularities and performance of each technique are discussed, to provide information that is relevant for the development of new research and novel robotic applications. © Springer International Publishing AG 2018.

Teses Orientadas

2016

Verilog implementation of the VESA DSC compression algorithm

Autor
Carlos Alberto Pereira Ferreira

Instituição
UP-FEUP

2016

Projeto e Desenvolvimento de um Veículo Submarino Autónomo

Autor
Carlos Filipe Silva Gonçalves

Instituição
UP-FEUP

2016

RTL Guidelines for Static Power Reduction

Autor
Ciro de Moura Monteiro

Instituição
UP-FEUP

2016

Real-Time Passive Acoustic Tracking of Underwater Vehicles

Autor
José Francisco Ramos Valente

Instituição
UP-FEUP

2016

Sistema de Triangulação Laser para Medição de Estruturas Submersas com Alta Definição

Autor
João Miguel Pesqueira Gaspar Pombo

Instituição
UP-FEUP

Factos & Números

7Doutorados

2016

1246Programas UE

2016

51Programas Nacionais I&D

2016

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