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Factos & Números
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Apresentação

Centro de Engenharia e Gestão Industrial

No CEGI apostamos em áreas de investigação que estão na interface das suas áreas de conhecimento. Mais especificamente, a nossa investigação centra-se nas metodologias que devem ser usadas para tornar técnicas de otimização e de data mining mais híbridas.

Outro dos nossos objetivos é estudar a relevância de se usar o design de serviços e abordagens de engenharia para melhor enquadrar os problemas de tomada de decisão.

A atividade em cada um dos domínios de investigação identificados vai desde a investigação fundamental até consultoria e prestação de serviços.

Últimas Notícias
Indústria e Inovação

LTPlabs: a spin-off do INESC TEC que nasceu em 2017 e cresce 60% ao ano

Nasceu numa sala do 3º piso do edifício principal do INESC TEC. Estávamos no início de 2015 e a LTPlabs era então fundada por três investigadores e professores da FEUP: Pedro Amorim, Bernardo Almada-Lobo e Luís Guimarães. Teresa Bianchi de Aguiar, Pedro Campelo, Horácio Neri e João Alves, todos investigadores do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, acompanhavam, mais tarde, os três fundadores nesta aventura. Três anos depois mudam de instalações pela segunda vez, empregam 25 LTPeers e crescem 60% ao ano.

09 janeiro 2018

Indústria e Inovação

Secretária de Estado da Indústria visita o INESC TEC

O INESC TEC recebeu, no dia 27 de novembro, a visita da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, acompanhada por José Sequeira, membro do mesmo Gabinete. A visita teve como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo INESC TEC e os desafios futuros no domínio da indústria.

05 dezembro 2017

Investigador do INESC TEC distinguido com Prémio Jovens Geotécnicos

Manuel Parente, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, foi reconhecido, no passado dia 13 de outubro, com o Prémio Jovens Geotécnicos, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia durante o 8.º Encontro de Jovens Geotécnicos, que decorreu em Lisboa.

25 outubro 2017

Indústria e Inovação

INESC TEC arrecada 3 prémios no congresso da APDIO

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC viu três trabalhos distinguidos no XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), que teve lugar na Escola de Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Valença, de 28 a 30 de junho de 2017.

01 agosto 2017

Indústria e Inovação

Ordem dos Enfermeiros e INESC TEC estudam impacto das especialidades na saúde dos utentes

Conhecer o impacto das especialidades de Enfermagem na saúde dos utentes é o objetivo da mais recente parceria estabelecida entre o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC e a Ordem dos Enfermeiros (OE), numa investigação intitulada “Os cuidados de Enfermagem especializados como resposta à evolução das necessidades em cuidados de saúde”.

14 junho 2017

Tópicos de interesse
041

Projetos Selecionados

WinePallet

Otimização do sistema de paletização

2017-2017

UPGASII

Gestão de ativos na rede de distribuição de gás (Fase II)

2017-2017

ANPCARE

Os cuidados de enfermagem especializados como resposta à evolução das necessidades em cuidados de saúde

2017-2017

KnowLOGIS

KnowLOGIS - Expertise in Healthcare Logistics

2017-2019

PricingSdL

Sistema de Apoio à Decisão para a definição de preços

2017-2017

Path

Políticas de manutenção preditiva apoiadas na fiabilidade de transformadores

2017-2017

SIMOPT

Simulação e Optimização na Distribuição Alimentar

2017-2017

DM4Manufacturing

DM4Manufacturing: Aligning Manufacturing Decision Making with Advanced Manufacturing Technologies

2016-2019

Atena

Saber para intervir: observatório para a educação

2016-2019

EasyFlow-1

Operações logisticas e cientes e colaborativas para maior sustentabilidade das cadeias de abastecimento forestais

2016-2019

HHRPLAN

Previsão e apoio à decisão para o planeamento de recursos humanos de saúde e análise de políticas

2016-2018

mKEP

mKEP - Modelos e algoritmos de optimização em programas internacionais de doacção renal cruzada

2016-2019

CORAL-TOOLS

CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors

2016-2018

LTP

Consultoria em data minning e otimização em diferentes problemas abordados pela LTP

2016-2016

UpGas

Gestão de ativos na rede de distribuição de gás

2015-2016

iMAN

TEC4Growth - RL iMAN - Intelligence for advanced Manufacturing systems

2015-2018

SMILES

TEC4Growth - RL SMILES - Smart, Mobile, Intelligent and Large scale Sensing and analytics

2015-2018

HIDRO

Desenvolvimento de um modelo integrado de engenharia de fiabilidade

2015-2016

RosaEvolution

Melhoria de eficiência do Sistema Rosa Evolution com o objetivo de reduzir as não conformidades provocadas pelo TCA

2015-2017

BestWare

Dimensionamento de armazéns integrados em lojas de retalho alimentar

2015-2017

ShortPath

Análise de processos de distribuição com vista à formulação de propostas de melhoria ao processo de distribuição atual

2015-2016

UPGRID

Real proven solutions to enable active demand and distributed generation flexible integration, through a fully controllable LOW Voltage and medium voltage distribution grid

2015-2018

Rent-a-Car-Pricing

Conceção e implementação de um Sistema de Apoio às Decisões de Pricing

2015-2015

ReliabilityEng2

Reliability Engineering for Wind Turbine Generators - Phase II

2014-2015

Supply_Chain

Melhoramento do desempenho da cadeia de fornecimento e na organização de recursos

2014-2016

ShortCut

Organização e localização dos produtos nas prateleiras e no mezanino do armazém principal

2014-2015

StorePacks

Definição de produtos StorePack, dos armazéns até às lojas

2014-2015

SuperStore

Sistema de Reaprovisionamento para uma SuperStore on-line

2014-2014

Mailing

Algoritmo de atribuição dos cupões a clientes

2014-2014

PromoStock

Diagnóstico do stock global, modelo de previsão de vendas de campanhas promocionais e algoritmos de reaprovisionamento das promoções

2014-2014

WholeChain

Ferramenta Quantitativa para a Gestão da Cadeia de Abastecimento de Produtos Alimentares Perecíveis

2014-2015

ReliabilityEng

Engenharia de Fiabilidade para Geradores de Turbinas Eólicas

2014-2014

PSS-DESIGN

Estudo e desenvolvimento de metodologias para sistemas e produtos e serviços no âmbito do projeto INTELLAB II

2014-2015

MEDSC

Análise global da cadeia de abastecimento

2014-2014

PTGlass

Planeamento tático integrado de produção e distribuição de embalagens de vidro

2013-2014

SmartManufacturing

Produção e Logística Inteligentes

2013-2015

SAGRH

Sistema Avançado de Gestão de Recursos Humanos Hospitalares

2012-2014

GESTAO_FLUXOS

Modelo matemático e algoritmo de otimização de gestão de fluxos inter-regionais

2012-2014

StableCargo

Análise de estabilidade de carga em transporte por contentor: uma abordagem híbrida otimização - heurísticas

2012-2015

SADRH

Algoritmos de otimização de escalonamento e afetação de recursos a integrar num sistema avançado de apoio à decisão

2012-2014

KEP

Novos modelos no processo de transplante renal

2011-2014

Equipa
Publicações

CEGI Publicações

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2018

Allocating products on shelves under merchandising rules: Multi-level product families with display directions

Autores
Bianchi Aguiar, T; Silva, E; Guimarães, L; Carravilla, MA; Oliveira, JF;

Publicação
Omega (United Kingdom)

Abstract
Retailers’ individual products are categorized as part of product families. Merchandising rules specify how the products should be arranged on the shelves using product families, creating more structured displays capable of increasing the viewers’ attention. This paper presents a novel mixed integer programming formulation for the Shelf Space Allocation Problem considering two innovative features emerging from merchandising rules: hierarchical product families and display directions. The formulation uses single commodity flow constraints to model product sequencing and explores the product families’ hierarchy to reduce the combinatorial nature of the problem. Based on the formulation, a mathematical programming-based heuristic was also developed that uses product families to decompose the problem into a sequence of sub-problems. To improve performance, its original design was adapted following two directions: recovery from infeasible solutions and reduction of solution times. A new set of real case benchmark instances is also provided, which was used to assess the formulation and the matheuristic. This approach will allow retailers to efficiently create planograms capable of following merchandising rules and optimizing shelf space revenue. © 2017 Elsevier Ltd

2018

Preface to the Special Issue on Improving Healthcare: New Challenges, New Approaches

Autores
Dias, JM; Rocha, H; Viana, A;

Publicação
INTERNATIONAL TRANSACTIONS IN OPERATIONAL RESEARCH

Abstract

2018

A computational study of the general lot-sizing and scheduling model under demand uncertainty via robust and stochastic approaches

Autores
Alem, D; Curcio, E; Amorim, P; Almada Lobo, B;

Publicação
COMPUTERS & OPERATIONS RESEARCH

Abstract
This paper presents an empirical assessment of the General Lot-Sizing and Scheduling Problem (GLSP) under demand uncertainty by means of a budget-uncertainty set robust optimization and a two-stage stochastic programming with recourse model. We have also developed a systematic procedure based on Monte Carlo simulation to compare both models in terms of protection against uncertainty and computational tractability. The extensive computational experiments cover different instances characteristics, a considerable number of combinations between budgets of uncertainty and variability levels for the robust optimization model, as well as an increasing number of scenarios and probability distribution functions for the stochastic programming model. Furthermore, we have devised some guidelines for decision-makers to evaluate a priori the most suitable uncertainty modeling approach according to their preferences.

2018

Planning woody biomass supply in hot systems under variable chips energy content

Autores
Marques, A; Rasinmaki, J; Soares, R; Amorim, P;

Publicação
Biomass and Bioenergy

Abstract
The growing economic importance of the biomass-for-bioenergy in Europe motivates research on biomass supply chain design and planning. The temporally and geographically fragmented availability of woody biomass makes it particularly relevant to find cost-effective solutions for biomass production, storage and transportation up to the consumption facility. This paper addresses tactical decisions related with optimal allocation of wood chips from forest residues at forest sites to terminals and power plants. The emphasis is on a “hot-system” with synchronized chipping and chips transportation at the roadside. Thus, decisions related with the assignment of chippers to forest sites are also considered. We extend existing studies by considering the impact of the wood chips energy content variation in the logistics planning. This is a key issue in biomass-for-bioenergy supply chains. The higher the moisture content of wood chips, the lower its net caloric value and therefore, a larger amount of chips is needed to meet the contracted demand. We propose a Mixed Integer Programming (MIP) model to solve this problem to optimality. Results of applying the model in a biomass supply chain case in Finland are presented. Results suggest that a 20% improvement in the supplier profit can be obtained with the proposed approach when compared with a baseline situation that relies on empirical estimates for a fixed and known moisture content in the end of an obliged storage age. © 2017

2017

Cargo dynamic stability in the container loading problem -a physics simulation tool approach

Autores
Ramos, AG; Jacob, J; Justo, JF; Oliveira, JF; Rodrigues, R; Gomes, AM;

Publicação
International Journal of Simulation and Process Modelling

Abstract
The container loading problem (CLP) is a real-world driven, combinatorial optimisation problem that addresses the maximisation of space usage in cargo transport units. The research conducted on this problem failed to fulfill the real needs of the transportation industry, owing to the inadequate representation of practical-relevant constraints. The dynamic stability of cargo is one of the most important practical constraints. It has been addressed in the literature in an over-simplified way which does not translate to real-world stability. This paper proposes a physics simulation tool based on a physics engine, which can be used to translate real-world stability into the CLP. To validate the tool, a set of benchmark tests is proposed and the results obtained with the physics simulation tool are compared to the state-of-the-art simulation engineering software Abaqus Unified FEA. Analytical calculations have been also conducted, and it was also possible to conclude that the tool proposed is a valid alternative. Copyright © 2017 Inderscience Enterprises Ltd.

Teses Orientadas

2016

Previsão de Churn no Retalho Alimentar - Estudo realizado para a unidade de negócio dos produtos frescos

Autor
Cindy Christelle Gomes de Sousa

Instituição
UP-FEUP

2016

Multicanal: Estudo da satisfação do cliente nos diferentes canais de contacto com uma empresa de acessórios de moda

Autor
Ana Rita Maia Monteiro da Silva

Instituição
UP-FEUP

2016

Service Design para a experiência do cliente num contexto B2B

Autor
Ana Rita Pires Pereira

Instituição
UP-FEUP

2016

Gestão de Processos no Departamento de Atividades Culturais

Autor
António Manuel Ferreira Leite

Instituição
UP-FEUP

2016

Creating a Product-based Service Start up

Autor
Catalina Rodríguez Espinoza

Instituição
UP-FEUP

Factos & Números

0Contratados de I&D

2017

19Docentes do Ensino Superior

2017