Secções
  Entrada INESC TEC Notícias & Eventos Nós na Imprensa Mitmynid agenda apresentação de central de “e-procurement” (ComputerWorld)
Acções do Documento

Mitmynid agenda apresentação de central de “e-procurement” (ComputerWorld)

A Bizcargo, para a qual foram investidos cerca de 500 mil euros, é uma plataforma de contratação de serviços de transporte de mercadorias. É apresentada na próxima terça-feira.

A Mitmynid vai apresentar a sua central online de contratação de serviços de transporte de mercadorias, durante a tarde do próximo dia 12 de Setembro, no Porto de Leixões, revela o INESC Tec. A plataforma desenvolvida pela startup da instituição chama-se Bizcargo e foi concebida para permitir a empresas e pessoas procurarem e compararem os serviços de transporte e cotações para os que se pretendem.

Mas além disso, possibilitará a combinação de soluções multi-modais para entrega porta-a-porta, diz um comunicado. Há ainda facilidades  de acompanhamento da mercadoria, na plataforma que envolveu uma investimento de cerca de 500 mil euros.

A Mitmynid diz que o suporte online de “eProcurement” deverá distinguir-se pela forma como apresenta soluções, “combinando serviços que nunca antes foram combinados”, sujeitos a vários critérios, como a localização e complementaridade.

“As empresas que importam e exportam mercadorias procuram serviços de logística e transporte com um esforço elevado e com grande dificuldade em encontrar soluções otimizadas, uma vez que este processo requer múltiplos contactos, prospeção e comparação manual. O acompanhamento da execução do transporte é algo muito penoso e difícil de realizar, habitualmente por contacto pessoal e direto”, contextualiza Rui Barros, CEO da Mitmynid.

A tecnologia subjacente vai acelerar os processos deverá melhorar a qualidade das soluções apresentadas, acredita o responsável da gestora da plataforma. Através da plataforma a startup angaria clientes para os serviços dos operadores e integradores logísticos presentes na mesma.

“Por cada transação realizada é cobrada uma taxa de serviço aos operadores ou integradores a quem é atribuída a oportunidade”, revela um comunicado. Mas para as empresas que procuram e contratualizam soluções logísticas o uso da Bizcargo será gratuito.

Segundo o INESC Tec plataforma é o primeiro produto no mercado após vários projectos europeus que contaram com a participação de empresas clientes: Sonae Indústria, Grupo Amorim, Cerealis, Unicer, Sogrape, gestores de infra-estruturas e operadores, como o Porto de Leixões, o Grupo ETE, a APAT, por exemplo.

No âmbito do projecto Gestão de Logística Porta-a-porta (GLPaP), as operações do grupo ETE, serviram como demonstradoras em ambiente real para validar a plataforma Bizcargo. O projecto GLPaP foi co-financiado pelos programa NORTE 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

ComputerWorld, 6 de setembro de 2017