Cookies Policy
The website need some cookies and similar means to function. If you permit us, we will use those means to collect data on your visits for aggregated statistics to improve our service. Find out More
Accept Reject
  • Menu
Article

Já arrancou o primeiro projeto europeu liderado pelo INESC TEC na área da saúde

Chama-se AI4Lungs e tem como objetivo desenvolver ferramentas e modelos computacionais baseados em Inteligência Artificial para otimizar o diagnóstico e o tratamento de doenças pulmonares. Através de uma abordagem holística e multimodal, os investigadores vão criar uma solução de cuidados de saúde personalizados para doenças respiratórias. No final de fevereiro, representantes das 18 entidades parceiras do projeto, provenientes de 10 países, reuniram-se no INESC TEC para assinalar o arranque do AI4Lungs.

01st April 2024

Ao longo dos próximos três anos, um consórcio liderado pelo INESC TEC, vai trabalhar para que seja possível otimizar o processo de diagnóstico e tratamento das doenças do foro pulmonar, nomeadamente doenças pulmonares intersticiais, doenças infeciosas e cancro. O AI4Lungs conta com um orçamento de 6,9M€ e reúne uma equipa multidisciplinar: universidades, centros de investigação, unidades hospitalares e de saúde, empresas, e uma organização governamental dedicada ao desenho de políticas de saúde.

“Contamos com um consórcio composto por 17 parceiros, além do INESC TEC, provenientes de 10 países, com atividade, conhecimento e experiência em diferentes áreas, desde a investigação ligada à saúde, passando pelo desenvolvimento de sistemas de gestão de informação, até à regulamentação e desenho de políticas públicas. Graças a esta multidisciplinaridade e transversalidade, seremos capazes de abordar a saúde pulmonar de forma holística e multimodal, e criar um sistema capaz de apoiar todo o processo, desde a consulta e avaliação inicial do paciente até ao tratamento propriamente dito”, explica Hélder Oliveira.

De acordo com o investigador do INESC TEC, a reunião de arranque do AI4Lungs foi o culminar de anos de trabalho na constituição de uma equipa e de um projeto, que vai permitir não só melhorar diagnósticos e tratamentos, como desenvolver tecnologias de última geração e contribuir para responder aos desafios associados à proliferação de doenças respiratórias.  “Foi uma longa jornada, mas é agora que começa desafio - desenvolver novas ferramentas, baseadas em Inteligência Artificial, para apoiar os profissionais de saúde no processo de tomada de decisão e reduzir a necessidade de recorrer a múltiplos exames, otimizando tempo e recursos”, adianta.

Inteligência Artificial e duas novas soluções: auscultação digital e a biópsia líquida

Para desenvolver as novas ferramentas, a equipa vai combinar e integrar diferentes tipos de dados acerca dos pacientes – sejam dados recolhidos na prática clínica, nomeadamente através de auscultação pulmonar, raio-X, TAC, ou análises clínicas, sejam dados demográficos.  “O nosso objetivo é desenvolver soluções que visam melhorar os dispositivos e as ferramentas utilizadas nas decisões de diagnóstico, integrando-as numa única plataforma (digital twin) capaz de monitorizar e aconselhar os profissionais de saúde durante todo o processo de decisão clínica”, explica Duarte Dias.  

Além disso, adianta o investigador do INESC TEC, o AI4Lungs propõe duas novas tecnologias na área médica. Uma será a auscultação digital, a cargo do INESC TEC, e a outra, a biópsia líquida, desenvolvida pelo i3s (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), que funcionará como primeira linha de diagnóstico, para determinar, numa fase muito inicial, o tipo de cancro, acelerando dessa forma o processo de diagnóstico. As soluções desenvolvidas pelos parceiros do projeto serão testadas em dois pilotos, um deles a realizar em Portugal mais precisamente no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho (CHVNGE).

O AI4Lungs é financiado pela Comissão Europeia e pela Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HADEA), através do programa Horizonte Europa (Grant Agreement No. 101080756)