Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Nós na Imprensa Instituto do Porto apoia Infraestruturas de Portugal na ligação de novas subestações (DN)
Acções do Documento

Instituto do Porto apoia Infraestruturas de Portugal na ligação de novas subestações (DN)

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), do Porto, está a apoiar a empresa Infraestruturas de Portugal na escolha de soluções que permitam ligar novas subestações de alimentação de energia elétrica à rede ferroviária.

Neste projeto, o instituto vai analisar soluções de alimentação em energia elétrica em Alta Tensão (AT) e Muito Alta Tensão (MAT), para subestações de tração que visam alimentar a rede ferroviária nos corredores Internacional - Sul, Norte- Sul e linhas do Oeste, Douro e Algarve, disse à Lusa o investigador do INESC TEC, João Peças Lopes.

"As subestações de tração provocam, normalmente, um desequilíbrio no sistema trifásico, que pode ser propagado para o restante sistema elétrico, afetando a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de rede aos consumidores finais", explicou.

Segundo o investigador, para forma evitar que tal aconteça, é necessário identificar as configurações de rede de alimentação ou encontrar soluções associadas a equipamentos especiais, que reduzam esses problemas.

No entanto, "todas estas soluções técnicas têm custos", sendo necessário avaliá-los para encontrar a opção que seja "tecnicamente mais eficiente", face aos problemas de qualidade de serviço transpostos para a rede pública, contou João Peças Lopes.

Nesse sentido, para além do trabalho de assessoria técnica, a equipa do INESC TEC vai também auxiliar a Infraestruturas de Portugal na avaliação os custos de investimento.

O projeto, que teve início em julho de 2017 e finaliza em 2018, é a primeira parceria entre o INESC TEC e a Infraestruturas de Portugal, que incorporou a Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE).

A equipa envolvida no projeto é composta pelos investigadores João Peças Lopes, Manuel Matos, João Tomé Saraiva, Carlos Moreira e Luís Seca, do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC.

Diário de Notícias Online, 23 de agosto de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.