Sec√ß√Ķes
  Entrada INESC TEC Not√≠cias & Eventos Eventos F√≥rum INESC TEC do Outono
Ac√ß√Ķes do Documento

Fórum INESC TEC do Outono

Este ano sob o tema do Mar.

O quê Fórum
Quando 2017-10-11
de 09:30 até 18:00
Onde Biblioteca Almeida Garrett
Adicionar evento ao calend√°rio vCal
iCal

O F√≥rum INESC TEC do Outono √© um espa√ßo de discuss√£o p√ļblica de temas de grande interesse para o Pa√≠s, quer do ponto de vista da economia quer das pol√≠ticas p√ļblicas, em particular aqueles que s√£o largamente influenciados pela ci√™ncia e tecnologia.

O F√≥rum procura trazer contribui√ß√Ķes relevantes para a sociedade por individualidades nacionais e internacionais e colocando em confronto a sociedade civil, os agentes econ√≥micos, as entidades p√ļblicas, bem como o sistema nacional de ci√™ncia e ensino superior, na procura de caminhos de valoriza√ß√£o do conhecimento e qualifica√ß√£o dos recursos humanos, visando um pa√≠s mais coeso, mais desenvolvido e mais competitivo.

O F√≥rum de Outono teve a sua primeira realiza√ß√£o em 2015, inserido na comemora√ß√£o dos 30 anos do INESC no Porto e teve espectro amplo, abordando 4 temas de grande interesse para o Pa√≠s e onde a ci√™ncia e a tecnologia t√™m um importante papel a desempenhar: Sa√ļde, Mar, Energia e Ind√ļstria.

Em 2016 o F√≥rum INESC TEC do Outono concentrou-se no tema da Ind√ļstria, sob o t√≠tulo ‚ÄúA F√°brica do Futuro: que caminhos para a ind√ļstria no S√©c. XXI?‚ÄĚ.

No corrente ano, o tema do fórum será, genericamente, o Mar mas sob duas perspetivas específicas que têm a ver, por um lado, com recursos energéticos e, por outro, com portos e transportes marítimos, considerando aspetos como segurança, navegação autónoma, monitorização, logística, entre outros.

O programa iniciar-se-√° de manh√£, com uma perspetiva internacional, seguindo-se um almo√ßo e, nas sess√Ķes da tarde, a primeira dedicada √† Energia e a segunda aos Portos e Transportes Mar√≠timos, contaremos com uma discuss√£o em Painel com personalidades nacionais de grande relevo, ligadas a institui√ß√Ķes e empresas dos diversos setores econ√≥micos envolvidos.

O Fórum encerrar-se-á às 18 horas, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Manuel Heitor.

Mais informação sobre este evento…